ANTIPOESIA

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sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

TAO TE CHING I

 

                                                                                                                                             A Lao Tse

 

 

 

***

 

 

o caminho que pode ser revelado

            não é o caminho constante

 

o nome que pode ser declarado

            não é o nome constante

 

 

sem-nome

                é o começo do céu e da terra

 

com-nome

               é a mãe das dez mil coisas

 

a constante ausência de intenção

é contemplar as manifestações do caminho

 

 

a constante manutenção da vontade

é contemplar a luminosidade

 

ambos são diferenciados pelos seus nomes

           mas têm a mesma origem

 

o que é comum entre os dois

                                       chama-se mistério

mistério que é a

                     convergência

                     e anulação dos opostos

 

 

o mistério dos mistérios

é o portal para todas as maravilhas

 

 

***

 

 

quando os seres sob o céu

   reconhecem o belo como belo

      isso já se transformou num mal

 

quando os seres sob o céu

   reconhecem o bem como bem

      então isso já não será um bem

 

 

a existência e a inexistência

geram-se uma pela outra

 

o difícil e o fácil

completam-se um ao outro

 

o curto  e o longo

determinam-se um pelo outro

 

o alto e o baixo

curvam-se um ao outro

 

o som e a tonalidade

estão juntos um com o outro

 

o antes e o depois

seguem-se um ao outro

 

 

o homem sagrado

   que tem o sentido de união

      da consciência pura

         com o absoluto infinito

 

realiza a sua obra sem intenção

      e põe em prática o ensinamento

            através da não-palavra

                  que é a palavra sem intenção

 

 

os dez mil seres fazem

      mas não para que se realizem

        

iniciam a realização mas não a possuem

              concluem a obra sem se apegar

 

por tudo realizarem sem apego

não passam

 

 

***

 

 

não valorizando os tesouros

o povo alheia-se da contenda

 

não honrando as coisas

de árdua aquisição

o povo mantém-se alheio à cobiça

 

não admirando o que é fruto dos desejos

mantém-se o coração alheio à desordem

 

 

o homem sagrado

governa

esvaziando

o seu coração

que está

pleno de razão

emoção

e intenção

 

enche o seu ventre

que se alimenta

da vitalidade

 

enfraquece

a sua vontade

destruindo os desejos

 

robustece seus ossos

 

mantém o povo permanentemente

sem conhecimentos e desejos

 

faz com que os que têm conhecimento

não se encorajem e não actuem

 

nada fica sem governo

 

 

***

 

 

o caminho é o vazio

 

o vazio

é a natureza

do caminho

 

 

a harmonia

é a manifestação

do caminho

 

 

o uso do caminho jamais o esgota        é incomensuravelmente profundo e amplo

tal raiz dos dez mil seres

 

cegando o corte               desatando o nó

harmonizando-se à luz      igualando-se à poeira

 

 

límpido

          como a eterna existência

não sei de quem sou filho

 

provenho de antes do rei celeste

deus omnipotente

criador de todas as formas

 

 

***

 

 

o céu e a terra

                  não são bondosos

tratam os dez mil seres

                  como cães de palha

 

sacrifício no desapego do ser

 

 

o homem sagrado

                  não é bondoso

trata os homens

                  como cães de palha

 

sacrifício no desapego do ser

 

o espaço entre

o céu e a terra

assemelha-se a um fole

 

é um vazio que não se deforma

e o seu movimento

é a criação contínua

 

 

o excesso

de conhecimento

conduz ao esgotamento

 

e não é melhor do que

manter-se no centro

                 no interior

 

 

***

 

 

o espírito do vale

a consciência do vazio

nunca morre

 

a isso chamamos

                      o orifício misterioso

 

espaço onde o universo se cria e se destrói

             negro portal da alquimia

 

a porta do orifício misterioso

é a raiz do céu e da terra

 

 

seja suave e constante

usufruindo sem se apressar

 

 

a pressa causa a morte

 

 

***

 

 

o céu é constante

a terra é duradoura

o que permite a constância

e a duração do céu e da terra

é o facto de nada criar para si

 

 

o homem sagrado

deixa o seu corpo para trás

e o corpo espiritual avança

 

além do corpo

o corpo espiritual permanece

 

através do não-corpo

o corpo conclui o corpo

 

 

***

 

 

a bondade sublime

                        é como a água

primeiro elemento da natureza que representa o princípio

o sopro alquímico primordial

 

a água na sua bondade

   beneficia os dez mil seres

      sem qualquer preferência

permanece nos lugares

   menosprezados pelos outros

      e assemelha-se ao caminho

ao tao

 

 

viva

na terra

com bondade

 

pense

com bondade

como um lago

 

conviva com os outros

com bondade

e como com irmãos

 

fale com a bondade

de quem tem

a palavra verdadeira

 

governe

com a bondade

de quem tem em si a ordem

 

realize com a bondade

de quem é capaz

de realizar o que é bom

 

aja sempre com bondade

aqui      agora      para sempre

na eternidade

 

 

não discuta

não haverá antagonismo

 

 

***

 

 

o que é mantido cheio

                             não permanece

                                                 até ao fim

 

o que é polido intencionalmente

                                          não é um tesouro

                                                                 eterno

 

 

uma sala cheia de ouro e jade

é difícil ser protegida

 

riqueza e nobreza somadas à arrogância

trazem para si a própria culpa

 

 

concluir o nome

terminar a obra

retirar o corpo

é este o caminho do céu

 

 

***

 

 

quem conduz

   a realização do corpo

      por abraçar a unidade

         pode tornar-se indivisível

 

quem respira

   com pureza

      por alcançar a suavidade

        pode tornar-se criança

 

 

quem se purifica

através do conhecimento do mistério

pode tornar-se imaculado

 

 

ame o povo

e governe o reino

                      através do não-conhecimento

                      do conhecimento sem astúcia

 

ilumine e clareie

os quatro cantos

                   através da não-acção

 

abra e feche

a porta do céu

                   através da acção feminina

 

o que gera e cria

                   gera sem se apossar

 

age sem querer para si

                   cultiva mas sem dominar

 

 

a isto chama-se

misteriosa virtude oculta

 

 

***

 

 

trinta são os raios

que convergem

ao vazio do

centro da roda

 

através dessa não-existência

existe a utilidade do veículo

 

 

a argila é trabalhada

na forma de vasos

 

através da não-existência

existe a utilidade do objecto

 

 

portas e janelas são abertas

na construção da casa

 

através da não-existência

existe a utilidade da casa

 

 

da existência

                vem o valor

e da não-existência

                a utilidade

 

 

***

 

 

as cinco cores

tornam cegos os

olhos do homem

 

as cinco notas

tornam os ouvidos

do homem surdos

 

os cinco sabores

tornam a boca

do homem insensível

 

percursos de caça no campo

tornam o coração

do homem tresloucado

 

 

os bens de difícil aquisição

prejudicam a caminhada do homem

 

 

o homem sagrado realiza-se

pelo ventre e não pelos olhos

assim afasta este e escolhe aquele

 

 

***

 

 

o prestígio e a humilhação

geram perturbação

 

a nobreza e grandes preocupações

localizam-se no corpo

 

 

o que são prestígio e humilhação

 

prestígio é algo inferior

 

quando o obtemos

ficamos amedrontados

quando o perdemos

ficamos atemorizados

 

isto é o que quer dizer

o prestígio e a humilhação

geram perturbação

 

 

o que quer dizer

a nobreza e a

grande preocupação

situam-se no corpo

 

a razão de eu ter

esta preocupação

é ter um corpo

 

se não tivesse um corpo

com que teria eu que me preocupar

 

por isso

nobre

é aquele

que entrega

o corpo ao mundo

 

a este o mundo

pode entregar-se

 

 

quem ama faz do mundo o seu corpo

 

neste homem o mundo pode confiar

 

 

***

 

 

aquilo que se olha

e não se vê

diz-se invisível

 

aquilo que se escuta

e não se ouve

chama-se inaudível

 

aquilo que se abraça

e não se possui

chama-se imaterial

 

 

estes três não

              podem ser revelados

por isso se fundem

              e se tornam um

que enquanto superior

              não é luminoso

enquanto inferior

              não é vago

 

 

      o constante

      que não pode ser nomeado

                  é o retorno à não-existência

                  é a expressão da não-expressão

                  é a imagem da não-existência

 

a isto se chama indeterminado

 

 

encarando-o não se vê a sua face

seguindo-o não se vê as suas costas

 

quem mantém

o caminho ancestral

poderá governar

 a existência presente

 

quem conhece

o princípio ancestral

encontrará

a ordem no caminho

 

 

***

 

 

   os bons

   executantes

   da antiguidade

   eram subtis

   maravilhosos

   misteriosos

   e despertos

  

        eram profundos

        e não podiam ser compreendidos

        e por não poderem ser compreendidos

        é necessário esforço para os ilustrar

 

temerosos

como quem

atravessa

um rio no inverno

 

previdentes

como quem teme

os seus vizinhos

 

reservados

como

um hóspede

 

solúveis

como o gelo

que se funde

 

genuínos

como a

madeira bruta

 

vazios

como os vales

entorpecidos

                                                 como as

                                                 águas turvas

 

 

o turvo

através

da quietude

torna-se

límpido

 

o quieto

através do movimento

torna-se criativo

 

 

   aquele que

      resguarda

         este caminho

            não tem desejo

               de se enaltecer

                  e por não

                      se enaltecer

                         até envelhecido

                             pode voltar a criar

 

 

***

 

 

alcançando o vazio extremo

e permanecendo na quietude

da extrema quietude

os dez mil seres

manifestam-se simultaneamente

e através dessa manifestação

contemplamos o nascimento da actividade

 

 

apesar da diversidade dos seres

cada um deles pode retornar à sua raiz

 

 

o regresso à raiz

                   denomina-se quietude

a quietude intitula-se

                   retornar a viver

retornar a viver

                   chama-se constância

conhecer a constância

                   chama-se iluminação

 

 

desconhecer a constância

é a incoerência

que provoca a infelicidade

 

 

quem conhece a constância

                                      é abrangente

 

quem é abrangente

                          pode ser colectivo

 

o colectivo

               tem o poder da criação

 

a criação

            tem o poder do céu

 

o céu

        tem o poder do caminho

 

o caminho

              tem o poder do eterno

 

 

mesmo perdendo o corpo

não irá perecer

 

 

***

 

do superior o inferior

tem apenas

a ciência da existência

 

do estado que o sucede

intimidade ou admiração

 

do estado seguinte

temor ou desprezo

 

não havendo confiança bastante

surge a desconfiança

 

quem valoriza a palavra

realiza a obra sem deixar rasto

 

 

assim o povo pensará

que surgiu por si naturalmente

 

 

***

 

 

quando se perde

o grande caminho

surgem as cinco virtudes

 

     bondade e justiça

                    sabedoria e delicadeza

                                             fidelidade

 

 

quando surge a inteligência

surge uma grande hipocrisia

 

 

quando os

seis parentes

mãe e filho

irmão e irmão

marido e esposa

não estão em paz

surge o amor filial

e o amor paternal

 

 

quando há desordem

   e confusão no reino

        surge o patriota

 

 

***

 

 

anule

      o sagrado

abandone

            a inteligência

 

o povo sairá beneficiado cem vezes

 

 

anule

      a bondade

abandone

            a justiça

 

o povo retornará

ao amor filial

e ao amor paternal

 

 

anule

      o talento

 

abandone

            o interesse

 

não haverá

mais ladrões

nem roubos

 

se esta doutrina

não é o suficiente

então faça com que exista

aquilo em que se possa confiar

 

encontrando e abraçando a simplicidade

reduzindo o egoísmo e diminuindo os desejos

 

 

***

 

 

no ensinamento

pela supressão

não há preocupações

 

entre aceitar

e repudiar qual é a diferença

 

entre apreciar

e desprezar

qual é a distância

 

o que os homens temem

poderiam

não temer

 

abandone tudo isso

antes que se esgote

 

 

os homens agitam-se

como um festejo

na imensa prisão

 

 

ou como quando sobem

à varanda na primavera

 

 

o meu corpo não tem expressão        como uma criança antes de nascer        como a estrela alfa da ursa maior

 

espírito primordial dos seres

que não tem onde se apoiar

 

 

todos os homens

possuem em excesso

 

somente eu aparento

estar a perder

 

 

sou como um ignorante

que tem o coração puro

 

 

os medíocres

vivem lúcidos

 

somente eu

pareço estar confuso

 

os medíocres

vivem lúcidos

 

somente eu

estou introspectivo

 

 

vazio

como uma infinita

noite silenciosa

 

 

        as pessoas

        têm todas

        um ego

        somente

        eu o ignoro

        considerando-o

        precário

 

 

***

 

 

a abrangência da virtude

do vazio da não-acção

é seguir o caminho

 

o caminho enquanto existência

é indistinguível e indescritível

 

dentro do indistinguível e indescritível

                            há uma existência

 

dentro do indistinguível e indescritível

                              há uma imagem

 

e dentro dessa profunda obscuridade

há uma essência do universo manifestado

                        essência que é autêntica

 

      dentro dessa essência há uma

      prova fiel à natureza do caminho

 

desde a antiguidade até hoje

o seu nome nunca foi olvidado

e pode observar a beleza

e a bondade de tudo o que existe

 

como posso saber

                        a causa da beleza

                                    e da bondade de tudo

 

        é através da prova

viva na sua essência

 

 

***

 

 

curvar-se

          confirma a plenitude

 

submeter-se

              admite a rectidão

 

esvaziar-se

            assegura o preenchimento

 

romper

       possibilita a renovação

 

pouco possuir

                 aprova a aquisição

 

possuir muito

                consente a ganância

 

 

o homem sagrado

              abraça a unidade

                        tornando-a o

                  modelo sob o céu

 

      não julga por si

                          e por isso é óbvio

 

não vê por si e

                   por isso é resplandecente

 

não se vangloria

                     e por isso há realização

 

não se exalta

                e por isso cresce

 

só por não disputar

nada há

que possa disputar com ele

 

antigamente dizia-se

                  curvar-se permite a plenitude

 

como poderiam ser as palavras vazias

 

ao alcançar a plenitude

descobre-se o retorno

 

 

***

 

falar pouco

é o que

é natural

 

 

um redemoinho

                    não dura uma manhã

uma rajada de chuva

                    não dura um dia

 

de onde provêm tais coisas

                             do céu e da terra

 

se nem o céu e a terra

   podem produzir coisas duráveis

quanto mais os seres humanos

 

por isso quem segue

e se realiza através do caminho

adquire o caminho

 

quem se iguala

à virtude

adquire a virtude

 

quem se iguala

à perda

perde o caminho

 

a convicção insuficiente

leva à não convicção

 

 

***

 

 

quem respira apressado

não dura

 

quem alarga os passos

não caminha

 

quem vê por si

não se ilumina

 

quem aprova por si

não resplandece

 

quem se enriquece a si

não cria a obra

 

quem se exalta

não cresce

 

estes para o caminho

   são como os restos de alimento

      de uma oferenda

 

são coisas desprezadas por todos

quem possui o caminho

não é assim que actua

 

 

***

 

 

há algo

completamente

entorpecido

anterior à criação

do céu e da terra

 

quieto e só

independente e inalterável

move-se em círculo

e não se exaure

 

podemos considerá-lo

a mãe sob o céu

 

eu não conheço o seu nome

                               chamo-o de caminho

esforçando-me por denominá-lo

                               chamo-o de grande

 

grande significa ir

 

ir significa distante

 

distante significa retornar

 

 

o caminho é grande

   o céu é grande

      a terra é grande

         o rei celeste é grande

 

no universo há quatro grandes

o rei celeste

consciência pura omnipresente

é um deles

 

o homem orienta-se pela terra            a terra orienta-se pelo céu            o céu orienta-se pelo caminho

 

o caminho orienta-se

pela sua própria natureza

 

 

***

 

 

a ponderação torna o leviano enraizado

a quietude torna o inquieto governado

 

 

o homem superior

termina o dia de caminhada

sem se afastar

da reflexão e dos recursos

 

embora existam maravilhas

em perspectiva

permanece quieto e naturalmente

transcendente

 

como pode um senhor

de dez mil veículos

utilizar o seu corpo

levianamente sob o céu

 

ao ser leviano perde a raiz

ao ser inquieto perde o governo

 

 

***

 

 

a boa caminhada

não deixa

rastos ou pegadas

 

a boa palavra

não deixa

imperfeição para críticas

 

o bom cálculo

não utiliza

medida nem número

 

a boa porta

não necessita

de ferrolho

para ser fechada

e não pode

ser aberta

 

o bom nó

não necessita

de corda

para ser atado

e não pode

ser desatado

 

 

o homem sagrado

                         é constante

                                         é bondoso

 

salva

       os homens

                      não os abandona

 

o homem sagrado

                         é constante

                                         é bondoso

 

salva as coisas

                    não as

                             abandona

 

a isto

        chama-se

                      herdar a luz

 

o homem bom

   é mestre

      do que não é bom

 

o homem que não é bom

   é o recurso

     daquele que é bom

 

 

quem não valoriza

o seu mestre

e quem não ama

o seu recurso

mesmo sendo

muito inteligente

permanece

totalmente desorientado

 

a tudo isso designa-se maravilha essencial

 

 

***

 

 

                    conhecendo

                    o masculino

                    resguardando

                    o feminino

 

                    sendo a ravina

                    sob o céu

 

                    sem se afastar

                    da virtude eterna

 

retornará a ser criança

 

          conhecendo o branco

          resguardando o negro

          sendo o modelo

          sob o céu

          sem se enganar

          com a virtude eterna

retornará ao estado anterior

à criação do universo

 

     conhecendo a glória

     abrigando a humildade

     sendo o vale sob o céu

 

sendo o vale sob o céu

completará a eterna virtude

retornará a ser madeira bruta

 

a madeira bruta partida

               transforma-se em instrumentos

que o homem sagrado

               utiliza através de um regente

 

 

isto é tudo um

grande corte sem incisão

 

 

***

 

 

para quem deseja

possuir o mundo

e age nesse sentido

 

     vejo

          que não o conseguirá

 

o mundo é

um recipiente espiritual

que não se pode manipular

 

quem o manipula destrói

 

quem o retém perde

 

   as coisas caminham

        ou acompanham

 

sopram quente

 ou sopram frio

 

são rígidas

            ou flexíveis

 

ligam-se

            ou rompem-se

 

 

o homem

sagrado

 

elimina

o excesso

 

elimina

a opulência

 

elimina

a complacência

 

 

***

 

 

aquele que utiliza o caminho para auxiliar

  o senhor dos homens

     não utiliza a arma

                              e a força

                              sob o céu

 

esta actividade beneficia

o que replica

 

onde se instala o exército

surgem espinhos

e ervas secas

 

 

o homem bom

 

é determinado

      porém cauteloso

 

não utiliza a força

      para conquistar

 

é determinado

      sem se orgulhar

 

é determinado

      sem se envaidecer

 

é determinado

      sem se glorificar

 

é determinado

      sem se tornar excessivo

 

determinado

      sem se esforçar

 

 

coisas exuberantes

dirigem-se à velhice

 

 

a isto chama-se negar o caminho

 

 

negando o caminho

irá falecer cedo

 

 

***

 

 

as boas armas

são recipientes

da desventura

 

     os seres

     detestam-nas

 

armas que

os que guardam o caminho

não compartilham

 

o homem superior

   na residência

      honra o esquerdo

          na utilização da arma

             honra o direito

 

a arma

é o recipiente da desventura

                    não é o recipiente do homem superior

o seu uso é apenas para o inevitável

 

 

o homem superior

é como uma chama serena

não se maravilha

 

o homem

ao maravilhar-se teria prazer

tal prazer mata o homem

 

 

o homem

que tem prazer em matar

não pode triunfar sob o céu

 

     assuntos

     venturosos

     valorizam

     o esquerdo

    

     assuntos

     funestos

     valorizam

     o direito

 

sendo assim

 

o general-auxiliar

encontra-se à esquerda

a leste

donde provém a aurora

 

aurora que é o lado da vida

 

o general-superior

encontra-se à direita

a oeste

donde provém o ocaso

 

ocaso que é o lado da morte

 

as suas palavras são tratadas

           como um rito fúnebre

                         matam muitas criaturas

por estas chora-se de tristeza

 

a guerra vencida é tratada

como um terrível rito fúnebre

 

 

***

 

o caminho

é eterno

e não tem nome

 

 

o caminho

é genuíno

embora pequeno

   

o mundo não tem coragem

                 para o dominar

 

se reis e príncipes

   o pudessem preservar

      os dez mil seres iriam

         por si próprios obedecer

 

 

quando o céu e a terra se unem

para escorrer o doce orvalho

o povo não pode interferir

no que por si é uniforme

 

 

o princípio domina

               a existência e o nome

 

o nome passa a existir

           e irá também

           saber cessar

           e sabendo cessar

não perecerá

 

 

a relação do mundo

com o caminho

é como a dos ribeiros

e vales

com os rios

e com os mares

 

 

***

 

 

quem conhece

os homens

é inteligente

 

quem se conhece

a si mesmo

é iluminado

 

vencer os homens

é ter

força física

 

quem se vence

a si mesmo

possui a força suprema

 

quem se contenta

com o que tem

é rico

 

agir

vigorosamente

é ter vontade

 

quem não perde

a sua residência

perdura

 

 

quem morre

mas não perece

eterniza-se

 

 

***

 

 

o grande caminho é vasto

pode ser encontrado

na esquerda e na direita

 

os dez mil seres

                     dependem do caminho para viver

                                         e ele não os repele

 

conclui a sua obra

sem que mostre

a sua existência

 

é o manto que cobre

os dez mil seres

sem agir como senhor

 

          podendo ser chamado de pequeno

          os dez mil seres voltam para ele

          sem que aja como senhor

          podendo ser chamado de grande

 

 

               o homem sagrado

               nunca age

               como grande

               podendo atingir

a sua enorme grandeza

 

 

***

 

 

          conservando

          a grande imagem

          o mundo passa

 

               passa sem danos

               com tranquilidade

               serenidade

               e supremacia

 

a música e as iguarias

páram o viajante

 

as palavras

que nascem do caminho

são insípidas

 

carecem de sabor

 

 

olhar não é suficiente

para o ver

escutar não é suficiente

para o ouvir

usar não é suficiente

para o esgotar

 

 

***

 

 

          para querer iniciar o recolhimento

          é necessário consolidar a expansão

 

          para querer iniciar o enfraquecimento

          é necessário consolidar o fortalecimento

 

          para querer iniciar

          o abandono

          é necessário consolidar

          o amparo

 

          para querer iniciar

          a subtracção

          é necessário

          consolidar o aumento

 

 

é esta a iluminação breve

 

 

o suave e o fraco

vencem

o rígido e o forte

 

os peixes

não podem

separar-se do lago

 

o reino que tem o instrumento afiado

não o pode colocar à vista do homem

 

 

***

 

 

o caminho

é uma não-acção constante

que nada deixa por realizar

 

 

se reis e príncipes

o pudessem resguardar

os dez mil seres

transformar-se-iam por si

 

porém

   se na transformação

      despertassem desejos

         eu iria estabilizá-los

            através da simplicidade

                         do sem-nome

                          

                         a simplicidade

            do sem-nome

         também se inicia

      no não-desejo

 

o não-desejo

                  traz a quietude

 

o céu e a terra estarão por si em integridade


 

 

***


Versão livre do Tao Te Ching de Lao Tse 


***



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