A
Krishna
***
krishna disse
os sábios não choram
nem os vivos
nem os mortos
não
houve tempo no qual eu ou tu
ou
os senhores da terra não tenhamos existido
e
tão-pouco deixaremos de existir no futuro
tal como a alma
que vive no corpo
passa pela infância
pela juventude
pelo estado adulto
pela decrepitude
e pela velhice
do mesmo modo
deixa o seu corpo
e passa para um outro
o que não faz sofrer
o
homem
robustecido
pelo
conhecimento
o contacto com a matéria
causa calor ou frio
prazer ou dor
sensações
passageiras
que
chegam e partem
suporta-as com intrepidez
quem não é afectado por
estas sensações
quem permanece consciente
e constante
perante a felicidade e
perante a desgraça
é competente para alcançar
a eternidade
sabe que o impermanente
não tem
uma verdadeira
existência
o
eterno
o
que não perece
nunca
deixa de existir
os que penetraram
na essência das coisas
e vêem a verdade
têm um perfeito discernimento
de tudo isto
sabe
que ninguém
pode
destruir
aquele
que perpassa o universo
ninguém pode
levar à morte
aquele que
é eterno
que está
para além
do controlo
de qualquer um
apenas
o corpo
de
uma alma encarnada é mortal
a
alma é eterna e indestrutível
aquele que pensa que pode matar
e aquele que pensa que pode ser morto
estão ambos ludibriados
o
ser humano
não
pode matar
nem
ser morto
o
ser humano
não
aparece
nem
desaparece
uma
vez que existiu
nunca
deixa de ser
uma alma imortal
não perece
com a destruição do corpo
quem
sabe
que
o ser humano
é
uma alma
indestrutível
eterna
não-nascida
imortal
como
pode matar
ou
ser morto
assim como o
ser humano
deixa a sua
roupa velha
e
põe uma nova
assim
abandona
o seu corpo corroído
e veste-se
com um corpo novo
mesmo que penses
que a alma
nasce e morre
uma e outra vez
mesmo
assim
não
deverias
atormentar-te
a
morte está reservada para quem nasceu
e
o nascimento é inevitável para quem morreu
não
lamentes o inevitável
todos os seres
não são
manifestos
antes da sua
manifestação
material
e não são
manifestos
depois desta
são
manifestados
apenas
no meio
então por que te
angustias
um
ser encarnado nunca pode ser morto
não
te atormentes com a morte
de
nenhuma criatura
renunciando
ao apego
pela recompensa
pelo teu labor
torna-te igualmente
equilibrado
tanto no êxito
como no fracasso
tal equanimidade é a
verdadeira disciplina
rejeitando incessantemente
toda a actividade desnecessária
com o auxílio da vigilância do espírito
aprende a controlar-te
miseráveis
são aqueles
que
agem só por causa
da
recompensa da sua acção
os
sábios dedicados
ao
trabalho
com
consciência
libertam-se
da
lei do karma
e
da necessidade
de
encarnar de novo
obtendo
a
libertação
total do sofrimento
quando tu
como consciência
te libertas
das redes da ilusão
tornas-te
indiferente
ao que ouviste
e ao que ouvirás
quando tu
deixas
de ser encantado
pelos vedas
e te estabeleces
na paz
de uma mente
totalmente estável
então alcançarás
a unificação
***
ardjuna disse
qual é o sinal distintivo
da pessoa
que acalmou os seus
pensamentos
e que se estabeleceu numa
mente
tão estável como um lago
sem ventos
como fala
como caminha
como se senta
krishna disse
aquele que renunciou a
todos os desejos sensoriais
e tendo penetrado
profundamente na sua essência
encontrando plena
satisfação nessa mesma essência
torna-se
seguro na sabedoria do tempo
aquele cuja mente fica tranquila
no meio dos sofrimentos
inabalável no meio dos deleites
firme no medo e na ira
atingiu
a suprema serenidade
quem
nisto se apoia
é
um asceta sábio
quem
não
está apegado
a
nada terreno
quem
ao
encontrar-se
com
algo agradável
ou
desagradável
não
se regozija
nem
o detesta
quem
está
sempre
atento
esse
estabeleceu-se
no
verdadeiro
e
último
conhecimento
aquele que
abandonando
as suas inclinações
dos objectos terrestres
como uma tartaruga
que recolhe as suas patas
e a sua cabeça para a carapaça
alcançou
a compreensão verdadeira
aquele
que percorrendo
o caminho do desapego
libertou-se dos objectos dos sentidos
mas não do gosto por estes
contudo
até
o gosto pelos objectos
desaparece
naquele
que conheceu o supremo
as inclinações
sensoriais
podem distrair
até a mente
de um sábio
que as tenta
controlar
tendo
domado
as
suas inclinações
que
o homem entre em harmonia
tendo-me
a mim como o objectivo mais elevado
apenas aquele
que sabe controlar
as suas inclinações sensoriais
possui a compreensão verdadeira
se se regressa
mentalmente
aos objectos
mundanos
então
sempre surge
um apego por estes
do apego nasce
o desejo de os ter
e da
impossibilidade
de satisfazer tais
desejos
surge a inevitável
cólera
a raiva causa
a deformação total da percepção
e tal deformação causa a perda da memória
a perda da memória causa
a perda da energia da consciência
perdendo-se
a
energia da consciência
a
criatura degrada-se
quem dominou
as suas inclinações sensoriais
rejeitando
a avidez e a aversão
e se dedicou à sua própria
essência
obtém
a pureza interior
ao
obter a pureza de coração
põe-se
um fim ao sofrimento
e
a consciência fortalece-se
aquele
que não é perseverante
não pode ter uma
consciência
desenvolvida
não tem felicidade
não tem paz
e
sem estas
será que
o arroubamento é possível
a
mente daquele que cede
perante
a influência das suas paixões
é
arrastada como um navio pela tormenta
aquele
cujas inclinações sensoriais
estão completamente separadas
dos objectos terrenos
tem
a verdadeira compreensão
quando é de noite
para todos os seres
para o asceta sábio
é tempo de estar desperto
quando os outros
estão
acordados
para o asceta sábio
a noite vem
se um homem não se exalta
pelos desejos sensuais
da mesma maneira
que o oceano não é agitado
pelos rios que para ele
fluem
tal criatura obtém a
quietude
aqueles
que perseguem
os
seus desejos nunca
conseguem
encontrar paz
aquele
que rejeitou
os
seus desejos
e
caminha em frente
livre
das paixões do egoísmo
e
da sensação do eu
obtém
a serenidade e a paz
a beatitude
e a iluminação
este
é o estado
de
brahman
quem o tiver alcançado
não se enganará jamais
e quem o alcança
nunca mais
será abandonado
mesmo
que seja
na
hora da morte
obterá
o nirvana
em
brahman
***
ardjuna disse
se tu dizes
que o caminho do
conhecimento
é superior ao caminho da
acção
por que me encorajas a uma
acção tão terrível
as tuas palavras ambíguas
confundem-me
revela-me com clareza
como posso alcançar o
êxtase
krishna disse
como o disse antes
existem duas
possibilidades
para o desenvolvimento
espiritual
o
yoga da reflexão e o yoga da acção correta
o ser humano
não alcança a libertação
dos grilhões do destino
rejeitando a acção
só
através da renúncia
não
ascende à perfeição
ninguém pode
nem sequer por um momento
permanecer verdadeiramente inactivo
já que as propriedades da matéria cósmica
nos obrigam a agir
aquele
que dominou
o controlo
sobre as
inclinações sensoriais
mas ainda sonha
com objectos terrenos
tal
criatura ilude-se
a
si própria
tal pessoa pode ser
equiparada a um hipócrita
mas aquele
que conquistou
as suas inclinações
e realiza o karma yoga
livremente
é
digno de admiração
realiza acções virtuosas
a acção é melhor que a inacção
permanecendo inactivo nem sequer
é possível manter o próprio corpo vivo
as pessoas mundanas são
agrilhoadas
pela acção quando esta não
se realiza
como uma autêntica oblação
realiza
as tuas acções
como
oferendas a deus
permanecendo
livre dos apegos
realiza persistentemente
os teus deveres sem qualquer
expectativa de recompensa
pois em verdade
realizando as acções desta maneira
o ser humano alcança o supremo
uma
criatura que não é sábia age por egoísmo
o
sábio age
sem
egoísmo para o bem dos outros
quem segue
os meus ensinamentos
com firmeza
estando cheio de
devoção
e livre da inveja
nunca poderá ser
acorrentado pelas
suas acções
a atracção e a aversão
aos objectos terrenos
dependem da repartição
das inclinações
não sucumbas
nem a uma nem à outra
em verdade estes estados
são obstáculos no caminho
quando
a virtude na terra declina
e
a injustiça começa a reinar
eu
manifesto-me
para salvar os que são bons
derrotar os que fazem o
mal
e restaurar o ensinamento
eu
manifesto-me
século
após século
quem
conheceu
a
essência das minhas
aparições
milagrosas
ao
deixar o seu corpo
não
encarna de novo
mas
une-se comigo
tendo-se libertado
dos falsos apegos
do medo e da cólera
e tendo conhecido
a minha existência
muitos são os
que purificados
no fogo da
sabedoria
obtêm grande
amor por mim
assim como as pessoas
vêm a mim
do mesmo modo
eu as recebo
os caminhos
pelos quais vêm
a partir de todos os lados
são os meus caminhos
o que é a acção
e o que é a não-acção
até as pessoas
razoáveis
nisto se
confundem
explicar-to-ei ardjuna
para que possas
libertar-te de tal erro
é essencial compreender
que há acções necessárias
acções desnecessárias
e ainda a não-acção
quem
vê a não-acção na actividade
e
a acção na inactividade
é verdadeiramente
consciente
mesmo
permanecendo
envolvido
nas actividades
com
outras pessoas
permanece
livre
os sábios dizem que as acções
daquele cuja iniciativa está livre
de anseios terrenos e da busca
do ganho pessoal são purificadas
pelo fogo da consciência desenvolvida
aquele
que tendo perdido os apegos
a tudo o que é material
que obteve a libertação
das paixões terrenas
que tem os pensamentos
enraizados na sabedoria
e que realiza as acções
só como oferendas sacrificiais a deus
todas
as suas acções
se
unem
com
a harmonia do absoluto
obtém a sabedoria
através da devoção
da indagação
e do serviço
os sábios e clarividentes
que penetraram na essência das coisas
iniciar-te-ão neste mistério
não
existe no mundo
melhor
purificador
do
que a sabedoria
através da sabedoria aquele que é hábil no yoga
alcança no tempo
devido a iluminação
na
sua própria essência
quem com o yoga
renunciou às acções falsas
e com a sabedoria
removeu todas as dúvidas
quem se estabeleceu
na sua verdadeira essência
não pode ser
acorrentado pela acção
cortando
as dúvidas com a espada da sabedoria
da
tua essência superior
permanece
no yoga
***
ardjuna disse
tu exaltas aquele
que abandonou a família
e a ti se dedica
ó krishna
assim como o yoga
qual destes dois é
preferível
diz-me
Krishna disse
tanto
o sannyasa
como
o karma yoga
levar-te-ão
ao bem superior
mas
em verdade
o
karma yoga
é
superior
o
verdadeiro sannyasin
é
aquele que não odeia ninguém
e
não deseja nada terreno
livre
da dualidade
tal
homem
desfaz-se
do que o agrilhoa
quem dedica as suas acções
a brahman realizando-as sem apego
nunca será manchado pelo pecado
da mesma maneira
que as folhas de lótus
não se encharcam com a água
o
senhor não é responsável
pelos
actos dos homens
sejam
estes bons ou maus
o
sábio
olha
igualmente
para
um brâmane adornado
com
o saber e com a humildade
para
um elefante
uma
vaca
um
cão
e
até
para
aquele
que
come um cão
aqui
na terra o nascimento e a morte
são
conquistados pela criatura
cuja
mente está tranquila
brahman
está limpo de pecado e permanece na quietude
quem
também permanece em quietude conhece brahman
quem não está apegado à satisfação
dos seus sentidos
e se delicia na sua essência sublime
ao alcançar a unidade com brahman
experimenta
o êxtase eterno
quem está pleno de felicidade no
seu interior
quem se alegra
e quem se ilumina com o amor
a partir de dentro é capaz de
conhecer
a
essência de brahman
e
o nirvana em brahman
não é um verdadeiro
sannyasin nem um yogi
aquele que vive sem o fogo
e sem os deveres
mas sim aquele que cumpre
activamente o seu dever
sem esperar ganho pessoal
daí proveniente
que
um yogi se concentre
constantemente
na sua essência eterna
permanecendo
retirado
vigilante
e livre de ilusões e apegos
quem
se estabeleceu no yoga
vê
que a essência eterna está em cada ser
e
que todos os seres estão na essência eterna
tal
criatura vê um só
em
todo o lado
***
ardjuna disse
para este yoga
que se alcança através
do equilíbrio interno
não vislumbro
em mim
um apoio seguro
devido
ao desassossego
da minha mente
a mente
é em verdade
inquieta
ó krishna
é turbulenta
obstinada
difícil de limitar
tão difícil de travar
como o vento
krishna disse
a mente é inquieta
difícil de dominar
mas é possível conquistá-la
com o exercício constante
e com a imperturbabilidade
o
yoga é difícil de alcançar para aquele
que
não conheceu a sua essência
quem
o conheceu dirige-se-lhe pelo caminho certo
ouve ardjuna
como podes chegar
ao meu conhecimento
definitivo
dirigindo a tua mente para
mim
e praticando o yoga
sob a minha orientação
revelo-te o conhecimento e
a sabedoria
em toda a sua plenitude
ao
conhecê-los já não ficará nada mais para conhecer
entre
milhares de pessoas
apenas
um procura
alcançar
a perfeição
entre
aqueles que procuram
só
uns poucos chegam
a
conhecer a minha essência
esta é a minha natureza inferior
conhece também a minha natureza
superior
que é o elemento da vida
por meio da qual é sustentado o mundo
inteiro
esta é o ventre de tudo o que existe
eu sou a fonte do universo manifestado
e este desaparece em mim
não
há nada que seja superior a mim
tudo
está em mim
como
pérolas em fios
existem quatro tipos
de homens de virtuosos
que confiam em mim
quem anseia fugir do
sofrimento
quem tem sede de
conhecimento
os que procuram feitos
pessoais
e os sábios
entre eles
superior aos outros
é o sábio equânime
e que me é absolutamente fiel
sou querido pelo sábio
e o sábio é querido por mim
todos eles são dignos de mim
mas o sábio considero-o igual a mim
porque unindo-se com a sua essência
eterna
o sábio conhece-me e atinge a sua meta
suprema
ainda assim as criaturas
virtuosas
que se
desenraizaram dos seus vícios
libertam-se definitivamente
desta dualidade
e dirigem-se
determinadamente para mim
procurando refúgio em mim
procuram
libertar-se
do
nascimento e da morte
e chegam ao conhecimento de brahman
à realização completa da eterna essência
e à compreensão dos princípios
segundo os quais se fundam os destinos
***
ardjuna disse
o que é aquilo a que se
chama brahman
e o que é aquilo a que se
chama atman
o que é a acção ó alma
suprema
o que é o material e o que
é o divino
o que é o sacrifício e
como pode
ser realizado por uma
pessoa encarnada
e como é que aquele que
conheceu o atman
te conhece a ti no momento
da sua morte
krishna disse
indestrutível
e
o mais alto nas alturas
é
brahman
a
essência do homem
é
o atman que reside
no
seu coração
o que dá a vida aos seres encarnados
podemos chamar-lhe acção
aquele que partindo do seu corpo
é consciente apenas de mim
no momento da morte
entra sem dúvida na minha existência
o caminho que os seres humanos
chamam o caminho para o eterno
descrever-to-ei brevemente
tendo fechado todas as
portas do corpo
tendo colocado a mente no
coração
dirigindo o atman para o
supremo
tendo-se estabelecido
firmemente no yoga
cantando o mantra de
brahman aum
sendo consciente de mim
quem
quer que deixe assim o seu corpo
alcança
a meta suprema
ao chegar a mim
tais grandes almas
nunca voltam a nascer
neste transitório
vale de lágrimas
alcançam
a mais alta perfeição
a ti ardjuna
que não tens inveja
revelo-te
um grande mistério
revelo-te a sabedoria
pela qual te libertarás
dos
grilhões da existência material
eu
na minha forma
não
manifestada
penetro
o mundo inteiro
todos
os seres
têm
as suas raízes em mim
mas
eu não tenho nenhuma raiz neles
àqueles
que em mim confiam
com
fé firme e devoção sem pensar em algo mais
concedo-lhes
o meu amparo
sou imparcial
com todos os seres
para mim
não há odiados ou amados
mas
aqueles
que
confiam em mim com amor
estão
em mim e eu neles
mesmo o maior pecador
se me adora com todo
o seu coração deve
também
ser considerado
um virtuoso porque já
decidiu
com virtude
tal criatura
transformar-se-á
rapidamente
num executor
do ensinamento
e obterá
o meu amor
e a paz eterna
aquele
que me ama jamais perecerá
todos os que buscam
refúgio em mim
incluindo quem nasceu de
pais malévolos
as mulheres e os das
castas inferiores
entram no caminho mais alto
a minha origem
ardjuna
não é conhecida
nem pelos deuses
nem pela multidão
dos grandes sábios
já que sou o antepassado
de todos os deuses
e de todos os grandes
sábios
quem
entre os mortais
me
conhece como o
não-nascido
sem
origem
o
grande senhor do universo
liberta-se
dos grilhões
do
seu destino
eu
sou a fonte de tudo
tudo
tem
origem
em mim
tendo entendido isto
os sábios veneram-me
com profundo deleite
***
ardjuna disse
tu és
o deus supremo
a morada suprema
a pureza perfeita
a alma universal
o primordial
o eterno nosso senhor
só
tu te conheces como o atman dos atmans
como
a alma suprema
como
a origem de todas as criaturas
o
que governa tudo o que existe
o
senhor dos deuses
o
mestre do universo
fala-me
sem nada ocultar
sobre a tua glória divina
krishna disse
que seja como desejas
falar-te-ei sobre a minha
glória divina
mas apenas do mais
importante
já que não existe fim
para as minhas
manifestações
eu
sou o atman
que
reside nos corações
de
todos os seres
eu
sou o princípio
o
meio e o fim
de
todas as criaturas
saber que tudo o que
é poderoso
verdadeiro
belo
firme
é apenas
uma diminuta parte da
minha magnificência
mas qual é a utilidade de saber todos
estes detalhes
ó ardjuna
tendo
vivificado o universo inteiro
com
uma parte diminuta de mim
eu
permaneço
***
ardjuna disse
revelaste-me o mistério mais alto
do atman divino
por compaixão e com isto
a minha ignorância desvaneceu-se
disseste-me
ó olhos de lótus
como todos os seres surgem
e também desaparecem
aprendi
sobre a tua grandeza
imperecível
assim como tu te descreves
ó grande senhor
anseio contemplar-te
contemplar
a tua
forma divina
ó espírito supremo
se pensas
que sou digno
de a ver
ó senhor
mostra-me
a tua essência eterna
senhor do yoga
krishna disse
contempla a minha forma
de centenas de caras
de mil aspectos
divina multicolor e multiforme
contempla
no meu ser
o
universo inteiro
móvel
e imóvel
com
tudo o que desejas ver
esta minha forma
que conheceste
é muito difícil de ver
até os deuses
anseiam por vê-la
ninguém me pode ver
assim como tu me viste
ainda
que conheçam todos os vedas
que tenham realizado proezas ascéticas
que tenham dado esmolas e oferendas
apenas
o amor me pode contemplar assim
ó
ardjuna
apenas
o amor me pode contemplar
na
minha mais profunda essência
unindo-se
comigo
aquele que tudo faz apenas para mim
para quem eu sou a meta suprema
que me ama e que está livre de apegos e
do ódio
chega
até mim
***
ardjuna disse
quem tem mais êxito no
yoga
aqueles que estão cheios
de amor por ti
ou aqueles que confiam no
incognoscível
no não-manifestado
krishna disse
aqueles
que ao dirigir as suas mentes para
mim
estão devotados a mim
e a mim aspiram constantemente
têm
mais êxito no yoga
dirige
os teus pensamentos para mim
submerge-te
em mim
e viverás
sempre em mim
contudo se não fores capaz
de concentrar o teu pensamento
firmemente em mim
trata de me alcançar
praticando exercícios de yoga
se tão-pouco fores capaz
de praticar constantemente exercícios
de yoga
então dedica-te a servir-me
realizando apenas aquelas acções
que são necessárias para mim
e atingirás a perfeição
se tão-pouco fores capaz de
fazer isto
então dirige-te à união comigo
renunciando ao ganho pessoal
da tua actividade
o conhecimento é mais
importante
que os
exercícios
a meditação é mais
importante
que o conhecimento
renunciar ao ganho pessoal
é mais importante
que a
meditação
depois
de tal renúncia chega a paz
quem
não sente
inimizade
para
com
nenhum ser vivo
quem
é amigável
e
compassivo
quem
não tem apegos
terrenos
nem egoísmo
quem
é equilibrado
no
meio da alegria e da aflição
quem
perdoa tudo
e
está sempre satisfeito
quem comigo procura alcançar a união
conhecendo decididamente o atman
e dedicando a mente e a
consciência a mim
tal discípulo que assim me ama
é
querido por mim
quem não faz sofrer as pessoas
nem tão-pouco sofre por causa delas
quem está livre da ansiedade
apego raiva e medo
é
querido por mim
quem não exige nada dos outros
quem tem conhecimento
quem é puro desapegado e desinteressado
quem rejeitou todas as iniciativas e me
ama
é
querido por mim
quem
não se apaixona
nem
odeia
quem
não se aflige
nem
tem cobiça
quem
se elevou
sobre
o bem e o mal
e
está cheio de amor
é
querido por mim
quem
tem a mesma atitude
tanto
para com um amigo
como
para com um inimigo
para
com a glória
e
para com a desgraça
no
calor como no frio
no
meio da alegria ou da aflição
quem
está livre dos apegos terrenos
quem
recebe igualmente elogios e injúrias
quem
é breve na fala
satisfeito
com tudo o que sucede
que
não está apegado ao lar
determinado
nas suas decisões
e
cheio de amor
é
querido por mim
na verdade
todos aqueles que
partilham
esta sabedoria doadora de
vida
que estão cheios de fé
e para quem eu sou a meta
suprema
são
queridos por mim acima de tudo e de todos
revelar-te-ei
ardjuna o que deve ser conhecido
e
o que depois de ser conhecido
conduz
à imortalidade
isto é
o brahman supremo
que não tem princípio
e que está para além
dos limites da existência e
inexistência
de tudo o que existe
habita
no mundo abraçando tudo
está
fora e dentro
de
todos os seres
permanecendo
em tranquilidade
mas
ao mesmo tempo sendo activo
quem vê o senhor supremo
como o imperecível no perecível
e como aquele igualmente presente
em todos os seres
vê verdadeiramente aquele
que realmente o vê
presente em toda a parte
já não pode desviar-se
do verdadeiro caminho
agora vou ensinar-te ardjuna
aquele conhecimento superior
através do qual todos os sábios
alcançaram a perfeição mais alta
para mim o ventre
é o grande brahman
nele eu implanto a semente
e dali nascem todos os
seres
o fruto da acção virtuosa
é harmonioso e puro
por outro lado o fruto
da paixão é o sofrimento
o fruto da ignorância
é o vagabundear na
escuridão
aqueles
que se libertaram do orgulho
que se libertaram da ignorância
que venceram o mal dos apegos
que compreenderam a natureza do
eterno
que refrearam a paixão sexual
que se libertaram dos pares
dos opostos conhecidos
como alegria e sofrimento
tais
seres caminham com segurança
pelo
caminho firme
os
yogis que têm uma aspiração correcta
conhecem
não apenas a alma
mas
também o atman neles próprios
pelo
contrário os insensatos não encontram o atman
eu
permaneço nos corações de todos
em mim nasce o conhecimento
a memória e o esquecimento
sou aquele que deve
ser conhecido nos vedas
sou na verdade o possuidor do
conhecimento completo
sou
também o criador do vedanta
a
intrepidez
a
pureza da vida
a
diligência no yoga da sabedoria
a
generosidade
o
autodomínio
o
espírito de sacrifício
o
estudo das escrituras sagradas
a
prática espiritual
a
simplicidade
a
não-violência
a
honestidade
a
ausência de irascibilidade
o
desapego
o
espírito de paz
a
ausência de astúcia
a
compaixão pelos seres vivos
a
ausência de cobiça
a
suavidade
a
modéstia
a
ausência de agitação
a
coragem
o
perdão absoluto
o
vigor
a
sinceridade
a
ausência de inveja
e
orgulho
a
humildade
são
estas as qualidades
que
une em si próprio aquele
que
possui a natureza divina
a falsidade
a arrogância
o orgulho
a irascibilidade
a grosseria
a ignorância
pertencem àquele que possui qualidades
demoníacas
as
qualidades divinas
levam
à libertação
enquanto
que as demoníacas
conduzem
à escravidão
as criaturas demoníacas
não conhecem o poder
verdadeiro
nem
a abstinência
nem
a pureza
nem a probidade
nem a verdade
e dizem
o mundo
não tem verdade
não tem significado
não tem deus
não
surgiu para o grande propósito
surgiu
tão-somente devido à paixão sexual
entregando-se a desejos
terrenos
desejos sempre insaciáveis
que levam à destruição
orgulhosos
e arrogantes
apegados
ao transitório
confiantes e seguros
de que isso
é tudo o que há
abandonando-se
a elucubrações perniciosas
tendo como meta
a satisfação dos seus desejos
pensam
isto
é tudo o que há
não
há nada mais
atados por centenas
de grilhões de
expectativas
entregando-se à luxúria e
à ira
aumentam as suas riquezas com
meios injustos
para satisfazer os
prazeres sensuais
e dizem
hoje
alcancei este propósito
amanhã
alcançarei o outro
esta
riqueza já é minha
a
outra será minha no futuro
caindo nestas condições
cobrindo-se de
ignorância
vida após vida
sem que me procurem
eles descem
até ao fundo dos infernos
três são as portas do
inferno
onde o ser humano perece
a paixão sexual a ira e a cobiça
há
que renunciar às três
***
ardjuna disse
qual é o estado daqueles
que estão cheios de fé
mas ignoram as regras
prescritas
pelas sagradas escrituras
krishna disse
a fé de uma pessoa
encarnada
pode ser de três tipos
sáttvica rajásica tamásica
escuta sobre os três tipos
ardjuna
a fé de cada um corresponde
à sua essência
e cada um corresponde à sua fé
como é a sua fé
assim é o ser humano
as pessoas sáttvicas
confiam no divino
as rajásicas nos seres de
natureza demoníaca
e as tamásicas nos mortos
e nos espíritos inferiores
a homenagem
rendida ao divino
aos brâmanes aos mestres aos sábios
a pureza a simplicidade a temperança e a não-violência
constituem
o ascetismo do corpo
a fala que
não causa desgosto
que é honesta agradável
proveitosa como a
repetição dos textos sagrados
constitui
o ascetismo da palavra
a claridade do pensamento
a humildade
a brevidade da fala
o controlo dos pensamentos
a atitude amigável para com todos
a naturalidade da vida
constituem
o ascetismo da mente
quando este ascetismo
triplo
é realizado por pessoas
equilibradas
que estão cheias de uma fé
profunda
e que não têm nenhuma
expectativa de recompensa
é
considerado como sáttvico
o ascetismo que se realiza
para conseguir o respeito
a honra ou a glória
assim como aquele que se
realiza com orgulho
é
considerado como rajásico
que é instável e precário por natureza
o ascetismo realizado sob
a influência da ignorância
com a tortura de si
próprio
ou com o propósito de
destruir o outro
é
considerado como tamásico
aquilo
que se realiza sem fé
seja
um sacrifício
seja
a caridade
ou
qualquer outra coisa
é
asat
isto
é
nada
tanto
aqui
como
depois da morte
***
ardjuna disse
eu quero saber
ó poderoso
sobre a essência
do estilo de vida
de renúncia
e sobre a renúncia
krishna disse
o abandono da actividade
originada pelos desejos pessoais
é chamado pelos sábios
de
vida de renúncia
a actividade sem apego
e ganância pessoal
chama-se
renúncia
escuta as minhas
conclusões sobre a renúncia
a renúncia pode ser de
três tipos
o espírito de sacrifício
a caridade
os actos de autodomínio
não devem ser abandonados
antes pelo contrário
quando praticados
purificam uma criatura racional
estas acções
devem realizar-se
sem nenhum apego
à própria actividade
sem
nenhuma expectativa de recompensa
o
que renuncia
cheio
de harmonia
pureza
razoável
livre
de dúvidas
não
tem aversão
nem
para com uma acção desagradável
nem
tão-pouco tem apego a uma acção agradável
em verdade
uma pessoa encarnada
não pode renunciar
completamente às acções
só
quem renuncia
ao
ganho pessoal
renuncia
realmente
para uma pessoa
que não renunciou
os frutos de uma acção
podem ser bons
maus e intermediários
para
um sannyasin não há frutos
aquele que
como uma consciência
é livre e omnipresente
que conheceu o atman
e que não tem desejos terrenos
alcança a perfeição superior
alcança a libertação
de todos os grilhões
do seu destino através
do caminho da renúncia
escuta de mim ardjuna
em poucas palavras
sobre como alcança brahman
que é o estado mais alto de
sabedoria
aquele que está em
processo
de alcançar a
perfeição
aquele
que é uma consciência completamente
purificada
que se superou através da firmeza
que se desapegou de tudo o que é
exterior
que se livrou da paixão e da
hostilidade
que vive retirado
que é abstinente
que dominou a sua fala
que dominou o seu corpo
que
dominou a sua mente
que permanece todo o tempo em
meditação
que se mantém impassível
que renunciou ao egoísmo
que renunciou à violência
que renunciou à arrogância
que renunciou à paixão sexual
que renunciou à raiva
que renunciou à cobiça
que está cheio de altruísmo e paz
tal
homem merece transformar-se em brahman
tendo
alcançado a eternidade
na
união com brahman
tal
praticante enche-se
do
mais alto amor por mim
através do amor esta pessoa
conhece-me na minha essência
quem
sou e como
sou na realidade
tendo-me
conhecido desta maneira
na
minha essência mais profunda
submerge-se
no meu ser
tal
praticante
cumpre
todos os deveres
mas
adorando-me
com
o meu auxílio
alcança
a morada
eterna
e indestrutível
renunciando
mentalmente
a todas as
acções pessoais
tendo-te unido comigo
com a
consciência
e percepcionando-me
como teu
refúgio
pensa em mim
constantemente
pensando
em mim
superarás
com o meu auxílio
todos
os obstáculos
procura
o refúgio
em
brahman
com
todo o teu ser
pela
sua graça
alcançarás
a paz suprema
e
a morada imperecível
assim te revelei
a sabedoria mais secreta
que o próprio segredo
ardjuna
medita profundamente nela
e depois procede como
entenderes
escuta de mim
de novo a minha palavra
és
amado por mim
e
por isso
recebe
de mim este bem
pensa
sempre em mim
ama-me
sacrifica-te
por mim
procura
refúgio apenas em mim
e
chegarás até mim
amo-te
e
confio
em ti
depois de abandonar
todos os outros caminhos
vem somente até mim
para tua salvação
não
te atormentes
libertar-te-ei
de
todos os grilhões
ardjuna
será que escutaste tudo
isto
com atenção e sem
distracções
será que está eliminado o
teu erro
nascido da ignorância
***
ardjuna disse
a minha ilusão
desvaneceu-se
por via da tua graça
alcancei o conhecimento
estou
firme
as
minhas dúvidas
dissiparam-se
***
Versão livre do Baghavad Guitá
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