ANTIPOESIA

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ANTIPOESIA

domingo, 10 de janeiro de 2021

BAGHAVAD GUITÁ

 

 

A Krishna

 

 

***

 

 

krishna disse

 

          os sábios não choram

          nem os vivos

          nem os mortos

 

não houve tempo no qual eu ou tu

ou os senhores da terra não tenhamos existido

e tão-pouco deixaremos de existir no futuro

 

     tal como a alma

     que vive no corpo

     passa pela infância

     pela juventude

     pelo estado adulto

     pela decrepitude

     e pela velhice

 

do mesmo modo

 

     deixa o seu corpo

     e passa para um outro

                                    o que não faz sofrer

                                           o homem

                                      robustecido pelo

                                        conhecimento

 

o contacto com a matéria

                                    causa calor ou frio

                  prazer ou dor

 

sensações passageiras

que chegam e partem

 

suporta-as com intrepidez

 

 

quem não é afectado por estas sensações

quem permanece consciente e constante

perante a felicidade e perante a desgraça

é competente para alcançar a eternidade

 

sabe que o impermanente

                                     não tem

                         uma verdadeira existência

 

o eterno

o que não perece

nunca deixa de existir

 

os que penetraram

     na essência das coisas

          e vêem a verdade

               têm um perfeito discernimento

                           de tudo isto

 

 

sabe que ninguém

pode destruir

aquele que perpassa o universo

 

ninguém pode

                   levar à morte

                                     aquele que

                                                      é eterno

                                       que está para além

                                    do controlo

              de qualquer um

 

apenas o corpo

de uma alma encarnada é mortal

a alma é eterna e indestrutível

 

    aquele que pensa que pode matar

    e aquele que pensa que pode ser morto

    estão ambos ludibriados

 

o ser humano

não pode matar

nem ser morto

 

o ser humano

não aparece

nem desaparece

 

uma vez que existiu

nunca deixa de ser

 

 

          uma alma imortal

          não perece

          com a destruição do corpo

 

quem sabe

que o ser humano

é uma alma

indestrutível

eterna

não-nascida

imortal

 

como pode matar

ou ser morto

 

assim como o

                   ser humano

                                   deixa a sua

                                                   roupa velha

                                             e põe uma nova

                                   assim abandona

                   o seu corpo corroído

e veste-se

                   com um corpo novo

 

mesmo que penses

     que a alma

          nasce e morre

               uma e outra vez

                                      mesmo assim

                                      não deverias

                                      atormentar-te

 

a morte está reservada para quem nasceu

e o nascimento é inevitável para quem morreu

não lamentes o inevitável

 

todos os seres

não são

manifestos

antes da sua

manifestação

material

 

e não são

manifestos

depois desta

 

são

manifestados

apenas

no meio

 

então por que te angustias

 

 

um ser encarnado nunca pode ser morto

não te atormentes com a morte

de nenhuma criatura

 

 

renunciando

                 ao apego

pela recompensa

                 pelo teu labor

torna-te igualmente

                 equilibrado

tanto no êxito

                 como no fracasso

 

          tal equanimidade é a

          verdadeira disciplina

 

      rejeitando incessantemente

      toda a actividade desnecessária

      com o auxílio da vigilância do espírito

      aprende a controlar-te

 

miseráveis são aqueles

que agem só por causa

da recompensa da sua acção

 

os sábios dedicados

ao trabalho

com consciência

libertam-se

da lei do karma

e da necessidade

de encarnar de novo

obtendo a

libertação total do sofrimento

 

quando tu

como consciência

te libertas

das redes da ilusão

tornas-te indiferente

ao que ouviste

e ao que ouvirás

 

quando tu

deixas

de ser encantado

pelos vedas

e te estabeleces

na paz

de uma mente

totalmente estável

então alcançarás

a unificação

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

qual é o sinal distintivo da pessoa

que acalmou os seus pensamentos

e que se estabeleceu numa mente

tão estável como um lago sem ventos

 

     como fala

     como caminha

     como se senta

 

 

krishna disse

 

aquele que renunciou a todos os desejos sensoriais

e tendo penetrado profundamente na sua essência

encontrando plena satisfação nessa mesma essência

torna-se seguro na  sabedoria do tempo

 

 

          aquele cuja mente fica tranquila

          no meio dos sofrimentos

          inabalável no meio dos deleites

          firme no medo e na ira

atingiu a suprema serenidade

 

quem nisto se apoia

é um asceta sábio

 

quem

não está apegado

a nada terreno

 

quem

ao encontrar-se

com algo agradável

ou desagradável

não se regozija

nem o detesta

 

quem

está

sempre atento

 

esse

estabeleceu-se

no verdadeiro

e último

conhecimento

 

     aquele que

     abandonando

     as suas inclinações

     dos objectos terrestres

     como uma tartaruga

     que recolhe as suas patas

     e a sua cabeça para a carapaça

     alcançou a compreensão verdadeira

 

          aquele

          que percorrendo

          o caminho do desapego

          libertou-se dos objectos dos sentidos

          mas não do gosto por estes

contudo

até o gosto pelos objectos

desaparece

naquele que conheceu o supremo

 

as inclinações

                  sensoriais

                               podem distrair

                                                   até a mente

                                                   de um sábio

                                  que as tenta

                    controlar

 

tendo domado

as suas inclinações

que o homem entre em harmonia

 

tendo-me a mim como o objectivo mais elevado

 

          apenas aquele

          que sabe controlar

          as suas inclinações sensoriais

          possui a compreensão verdadeira

 

se se regressa

mentalmente

aos objectos

mundanos

então

sempre surge

um apego por estes

 

do apego nasce

o desejo de os ter

e da impossibilidade

de satisfazer tais desejos

surge a inevitável cólera

 

     a raiva causa

     a deformação total da percepção

     e tal deformação causa a perda da memória

 

          a perda da memória causa

          a perda da energia da consciência

 

perdendo-se

a energia da consciência

a criatura degrada-se

 

     quem dominou

     as suas inclinações sensoriais

rejeitando a avidez e a aversão

e se dedicou à sua própria essência

obtém a pureza interior

 

ao obter a pureza de coração

põe-se um fim ao sofrimento

e a consciência fortalece-se

 

aquele

que não é perseverante

não pode ter uma

consciência desenvolvida

 

não tem felicidade

não tem paz

 

e

sem estas

 

será que

o arroubamento  é possível

 

 

a mente daquele que cede

perante a influência das suas paixões

é arrastada como um navio pela tormenta

 

     aquele

          cujas inclinações sensoriais

                estão completamente separadas

                         dos objectos terrenos

tem a verdadeira compreensão

 

 

   quando é de noite

   para todos os seres

 

   para o asceta sábio

   é tempo de estar desperto

 

   quando os outros

   estão acordados

 

   para o asceta sábio

   a noite vem

 

 

                   se um homem não se exalta

                   pelos desejos sensuais

                   da mesma maneira

                   que o oceano não é agitado

                   pelos rios que para ele fluem

                   tal criatura obtém a quietude

 

aqueles que perseguem

os seus desejos nunca

conseguem encontrar paz

 

aquele que rejeitou

os seus desejos

e caminha em frente

 

livre das paixões do egoísmo

e da sensação do eu

 

obtém a serenidade e a paz

a beatitude e a iluminação

 

este é o estado

de brahman

 

          quem o tiver alcançado

          não se enganará jamais

 

                e quem o alcança

                nunca mais

                será abandonado

 

mesmo que seja

na hora da morte

obterá o nirvana

em brahman

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

se tu dizes

que o caminho do conhecimento

é superior ao caminho da acção

por que me encorajas a uma acção tão terrível

 

as tuas palavras ambíguas confundem-me

revela-me com clareza

como posso alcançar o êxtase

 

 

krishna disse

 

como o disse antes

existem duas possibilidades

para o desenvolvimento espiritual

 

o yoga da reflexão e o yoga da acção correta

 

     o ser humano

     não alcança a libertação

     dos grilhões do destino

     rejeitando a acção

 

só através da renúncia

não ascende à perfeição

 

     ninguém pode

     nem sequer por um momento

     permanecer verdadeiramente inactivo

     já que as propriedades da matéria cósmica

     nos obrigam a agir

 

 

aquele

   que dominou

      o controlo

         sobre as

            inclinações sensoriais

               mas ainda sonha

                  com objectos terrenos

 

tal criatura ilude-se

a si própria

 

   tal pessoa pode ser

   equiparada a um hipócrita

 

mas aquele

   que conquistou

      as suas inclinações

         e realiza o karma yoga

            livremente

é digno de admiração

 

realiza acções virtuosas

 

      a acção é melhor que a inacção

 

            permanecendo inactivo nem sequer

 

      é possível manter o próprio corpo vivo

 

as pessoas mundanas são agrilhoadas

pela acção quando esta não se realiza

     como uma autêntica oblação

 

realiza as tuas acções

como oferendas a deus

permanecendo livre dos apegos

 

        realiza persistentemente

        os teus deveres sem qualquer

        expectativa de recompensa

       

        pois em verdade

        realizando as acções desta maneira

        o ser humano alcança o supremo

 

uma criatura que não é sábia age por egoísmo

o sábio age

sem egoísmo para o bem dos outros

 

quem segue

os meus ensinamentos

com firmeza

estando cheio de devoção

e livre da inveja

nunca poderá ser

acorrentado pelas suas acções

 

a atracção e a aversão

     aos objectos terrenos

          dependem da repartição

               das inclinações

 

     não sucumbas

     nem a uma nem à outra

 

          em verdade estes estados

          são obstáculos no caminho

 

 

 

quando a virtude na terra declina

e a injustiça começa a reinar

eu manifesto-me

para salvar os que são bons

derrotar os que fazem o mal

e restaurar o ensinamento

                                         eu manifesto-me

                                         século após século

 

 

quem conheceu

a essência das minhas

aparições milagrosas

ao deixar o seu corpo

não encarna de novo

mas une-se comigo

 

 

tendo-se libertado

dos falsos apegos

do medo e da cólera

e tendo conhecido

a minha existência

muitos são os

que purificados

no fogo da sabedoria

obtêm grande

amor por mim

 

assim como as pessoas

                vêm a mim

                do mesmo modo

                eu as recebo

 

os caminhos

                 pelos quais vêm

                 a partir de todos os lados

                 são os meus caminhos

 

 

 

o que é a acção

e o que é a não-acção

                              até as pessoas razoáveis

                              nisto se confundem

 

explicar-to-ei ardjuna

para que possas

libertar-te de tal erro

 

     é essencial compreender

     que há acções necessárias

     acções desnecessárias

     e ainda a não-acção

 

quem vê a não-acção na actividade

e a acção na inactividade

é verdadeiramente consciente

 

mesmo permanecendo

envolvido nas actividades

com outras pessoas

permanece livre

 

 

        os sábios dizem que as acções

        daquele cuja iniciativa está livre

        de anseios terrenos e da busca

        do ganho pessoal são purificadas

        pelo fogo da consciência desenvolvida

 

aquele

        

         que tendo perdido os apegos

         a tudo o que é material

        

         que obteve a libertação

         das paixões terrenas

        

         que tem os pensamentos

         enraizados na sabedoria

 

         e que realiza as acções

         só como oferendas sacrificiais a deus

 

todas as suas acções

se unem

com a harmonia do absoluto

 

   obtém a sabedoria

           através da devoção

   da indagação

           e do serviço

 

     os sábios e clarividentes

          que penetraram na essência das coisas

               iniciar-te-ão neste mistério

 

 

não existe no mundo

melhor purificador

do que a sabedoria

 

através da sabedoria          aquele que é hábil no yoga

alcança no tempo devido              a iluminação

na sua própria essência

 

quem com o yoga

renunciou às acções falsas

 

e com a sabedoria

removeu todas as dúvidas

 

quem se estabeleceu

na sua verdadeira essência

 

não pode ser

acorrentado pela acção

 

cortando as dúvidas com a espada da sabedoria

da tua essência superior

permanece no yoga

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

tu exaltas aquele

que abandonou a família

e a ti se dedica

ó krishna

assim como o yoga

 

qual destes dois é preferível

diz-me

 

 

Krishna disse

 

tanto o sannyasa

como o karma yoga

levar-te-ão ao bem superior

 

mas em verdade

o karma yoga

é superior

 

 

o verdadeiro sannyasin

é aquele que não odeia ninguém

e não deseja nada terreno

 

livre da dualidade

tal homem

desfaz-se do que o agrilhoa

 

quem dedica as suas acções

     a brahman realizando-as sem apego

          nunca será manchado pelo pecado

 

da mesma maneira

     que as folhas de lótus

          não se encharcam com a água

 

 

o senhor não é responsável

pelos actos dos homens

sejam estes bons ou maus

 

o sábio

olha

igualmente

para um brâmane adornado

com o saber e com a humildade

para um elefante

uma vaca

um cão

e até

para aquele

que come um cão

 

aqui na terra o nascimento e a morte

são conquistados pela criatura

cuja mente está tranquila

 

brahman está limpo de pecado e permanece na quietude

quem também permanece em quietude conhece brahman

 

          quem não está apegado à satisfação

          dos seus sentidos

          e se delicia na sua essência sublime

          ao alcançar a unidade com brahman

experimenta o êxtase eterno

 

               quem está pleno de felicidade no seu interior

               quem se alegra

               e quem se ilumina com o amor

               a partir de dentro é capaz de conhecer

a essência de brahman

e o nirvana em brahman

 

 

não é um verdadeiro sannyasin nem um yogi

aquele que vive sem o fogo e sem os deveres

mas sim aquele que cumpre activamente o seu dever

sem esperar ganho pessoal daí proveniente

 

 

que um yogi se concentre

constantemente na sua essência eterna

permanecendo retirado

vigilante e livre de ilusões e apegos

 

quem se estabeleceu no yoga

vê que a essência eterna está em cada ser

e que todos os seres estão na essência eterna

 

tal criatura vê um só

em todo o lado

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

                   para este yoga

                   que se alcança através

                   do equilíbrio interno

                   não vislumbro

                   em mim

                   um apoio seguro

                   devido

                   ao desassossego

                   da minha mente

 

     a mente

     é em verdade

     inquieta

     ó krishna

 

                  é turbulenta

                  obstinada

                  difícil de limitar

                  tão difícil de travar

                  como o vento

 

 

krishna disse

 

          a mente é inquieta

          difícil de dominar

          mas é possível conquistá-la

          com o exercício constante

          e com a imperturbabilidade

 

o yoga é difícil de alcançar para aquele

que não conheceu a sua essência

quem o conheceu dirige-se-lhe pelo caminho certo

 

 

 

ouve ardjuna

como podes chegar

ao meu conhecimento definitivo

dirigindo a tua mente para mim

e praticando o yoga

sob a minha orientação

 

revelo-te o conhecimento e a sabedoria

           em toda a sua plenitude

 

ao conhecê-los já não ficará nada mais para conhecer

 

entre milhares de pessoas

apenas um procura

alcançar a perfeição

 

entre aqueles que procuram

só uns poucos chegam

a conhecer a minha essência

 

          esta é a minha natureza inferior

          conhece também a minha natureza superior

          que é o elemento da vida

          por meio da qual é sustentado o mundo inteiro

 

     esta é o ventre de tudo o que existe

     eu sou a fonte do universo manifestado

  e este desaparece em mim

 

não há nada que seja superior a mim

tudo está em mim

como pérolas em fios

 

 

existem quatro tipos

de homens de virtuosos

que confiam em mim

                     quem anseia fugir do sofrimento

                     quem tem sede de conhecimento

                     os que procuram feitos pessoais

                     e os sábios

 

entre eles

     superior aos outros

          é o sábio equânime

               e que me é absolutamente fiel

 

     sou querido pelo sábio

     e o sábio é querido por mim

 

        todos eles são dignos de mim

        mas o sábio considero-o igual a mim

        porque unindo-se com a sua essência eterna

        o sábio conhece-me e atinge a sua meta suprema

 

ainda assim as criaturas virtuosas

que se desenraizaram dos seus vícios

libertam-se definitivamente desta dualidade

e dirigem-se determinadamente para mim

 

procurando refúgio em mim

                                       procuram libertar-se

                                       do nascimento e da morte

     e chegam ao conhecimento de brahman

     à realização completa da eterna essência

     e à compreensão dos princípios

     segundo os quais se fundam os destinos

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

o que é aquilo a que se chama brahman

e o que é aquilo a que se chama atman

 

o que é a acção ó alma suprema

o que é o material e o que é o divino

 

o que é o sacrifício e como pode

ser realizado por uma pessoa encarnada

 

e como é que aquele que conheceu o atman

te conhece a ti no momento da sua morte

 

 

krishna disse

 

indestrutível

e o mais alto nas alturas

é brahman

 

a essência do homem

é o atman que reside

no seu coração

 

     o que dá a vida aos seres encarnados

           podemos chamar-lhe acção

 

          aquele que partindo do seu corpo

          é consciente apenas de mim

          no momento da morte

          entra sem dúvida na minha existência

 

 

      o caminho que os seres humanos

      chamam o caminho para o eterno

      descrever-to-ei brevemente

 

tendo fechado todas as portas do corpo

 

tendo colocado a mente no coração

 

dirigindo o atman para o supremo

 

tendo-se estabelecido firmemente no yoga

 

cantando o mantra de brahman      aum

 

sendo consciente de mim

 

quem quer que deixe assim o seu corpo

alcança a meta suprema

 

     ao chegar a mim

    

     tais grandes almas

 

     nunca voltam a nascer

 

     neste transitório

 

     vale de lágrimas

 

alcançam a mais alta perfeição

 

 

 

a ti ardjuna

   que não tens inveja

        revelo-te um grande mistério

             revelo-te a sabedoria

                   pela qual te libertarás

                        dos grilhões da existência material

 

eu na minha forma

não manifestada

penetro o mundo inteiro

 

todos os seres

têm as suas raízes em mim

mas eu não tenho nenhuma raiz neles

 

àqueles que em mim confiam

com fé firme e devoção sem pensar em algo mais

concedo-lhes o meu amparo

 

        sou imparcial

        com todos os seres

       

        para mim

        não há odiados ou amados

 

mas aqueles

que confiam em mim com amor

estão em mim e eu neles

 

mesmo o maior pecador

                                        se me adora com todo

o seu coração deve

                                        também ser considerado

um virtuoso porque já

                                        decidiu com virtude

 

     tal criatura

     transformar-se-á

     rapidamente

     num executor

     do ensinamento

     e obterá

     o meu amor

     e a paz eterna

 

aquele que me ama jamais perecerá

 

 

todos os que buscam refúgio em mim

incluindo quem nasceu de pais malévolos

 

as mulheres e os das castas inferiores

entram no caminho mais alto

 

 

 

       a minha origem

       ardjuna

       não é conhecida

                             nem pelos deuses

                             nem pela multidão

                             dos grandes sábios

 

já que sou o antepassado

de todos os deuses

e de todos os grandes sábios

 

quem entre os mortais

me conhece como o

não-nascido

sem origem

o grande senhor do universo

liberta-se dos grilhões

do seu destino

 

eu sou a fonte de tudo

tudo tem

origem em mim

 

          tendo entendido isto

          os sábios veneram-me

          com profundo deleite

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

tu és

        o deus supremo

        a morada suprema

        a pureza perfeita

        a alma universal

        o primordial

        o eterno nosso senhor

 

só tu te conheces como o atman dos atmans

como a alma suprema

como a origem de todas as criaturas

 

o que governa tudo o que existe

o senhor dos deuses

o mestre do universo

 

           fala-me

           sem nada ocultar

           sobre a tua glória divina

 

 

krishna disse

 

 que seja como desejas

 

falar-te-ei sobre a minha glória divina

mas apenas do mais importante

já que não existe fim

para as minhas manifestações

 

eu sou o atman

que reside nos corações

de todos os seres

 

eu sou o princípio

o meio e o fim

de todas as criaturas

 

saber que tudo o que

                              é poderoso

                              verdadeiro

                              belo

                              firme

é apenas

uma diminuta parte da minha magnificência

 

     mas qual é a utilidade de saber todos estes detalhes

     ó ardjuna

 

tendo vivificado o universo inteiro

com uma parte diminuta de mim

eu permaneço

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

     revelaste-me o mistério mais alto

     do atman divino

     por compaixão e com isto

     a minha ignorância desvaneceu-se

 

          disseste-me

          ó olhos de lótus

          como todos os seres surgem

          e também desaparecem

 

               aprendi

               sobre a tua grandeza

               imperecível

 

   assim como tu te descreves

                                          ó grande senhor

   anseio contemplar-te

 

                               contemplar

                                         a tua forma divina

                     ó espírito supremo

 

      se pensas

      que sou digno

      de a ver

      ó senhor

      mostra-me

      a tua essência eterna

      senhor do yoga

 

 

krishna disse

 

contempla a minha forma

       de centenas de caras

               de mil aspectos

divina      multicolor e multiforme

 

contempla no meu ser

o universo inteiro

móvel e imóvel

com tudo o que desejas ver

 

 

     esta minha forma

     que conheceste

     é muito difícil de ver

          até os deuses

          anseiam por vê-la

 

ninguém me pode ver

assim como tu me viste

 

ainda

       que conheçam todos os vedas

       que tenham realizado proezas ascéticas

       que tenham dado esmolas e oferendas

 

apenas o amor me pode contemplar assim

ó ardjuna

 

apenas o amor me pode contemplar

na minha mais profunda essência

unindo-se comigo

 

      aquele que tudo faz apenas para mim

      para quem eu sou a meta suprema

      que me ama e que está livre de apegos e do ódio

chega até mim

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

quem tem mais êxito no yoga

 

aqueles que estão cheios de amor por ti

ou aqueles que confiam no incognoscível

             no não-manifestado

 

 

krishna disse

 

aqueles

          que ao dirigir as suas mentes para mim

          estão devotados a mim

          e a mim aspiram constantemente

têm mais êxito no yoga

 

dirige os teus pensamentos para mim

submerge-te em mim

e viverás sempre em mim

 

     contudo se não fores capaz

     de concentrar o teu pensamento

     firmemente em mim

     trata de me alcançar

     praticando exercícios de yoga

 

          se tão-pouco fores capaz

          de praticar constantemente exercícios de yoga

          então dedica-te a servir-me

          realizando apenas aquelas acções

          que são necessárias para mim

          e atingirás a perfeição

 

               se tão-pouco fores capaz de fazer isto

               então dirige-te à união comigo

               renunciando ao ganho pessoal

                        da tua actividade

 

 

o conhecimento é mais importante

                                 que os exercícios

a meditação é mais importante

                                 que o conhecimento

 

renunciar ao ganho pessoal é mais importante

                                 que a meditação

 

depois de tal renúncia chega a paz

 

 

quem não sente

inimizade para

com nenhum ser vivo

 

quem é amigável

e compassivo

 

quem não tem apegos

terrenos nem egoísmo

 

quem é equilibrado

no meio da alegria e da aflição

 

quem perdoa tudo

e está sempre satisfeito

 

 

     quem comigo procura alcançar a união

          conhecendo decididamente o atman

               e dedicando a mente e a consciência a mim

                    tal discípulo que assim me ama

é querido por mim

 

     quem não faz sofrer as pessoas

          nem tão-pouco sofre por causa delas

               quem está livre da ansiedade

                    apego      raiva e medo

é querido por mim

 

     quem não exige nada dos outros

     quem tem conhecimento

     quem é puro      desapegado e desinteressado

     quem rejeitou todas as iniciativas e me ama

é querido por mim

 

quem não se apaixona

nem odeia

 

quem não se aflige

nem tem cobiça

 

quem se elevou

sobre o bem e o mal

 

e está cheio de amor

é querido por mim

 

quem tem a mesma atitude

tanto para com um amigo

como para com um inimigo

para com a glória

e para com a desgraça

no calor como no frio

no meio da alegria ou da aflição

 

quem está livre dos apegos terrenos

quem recebe igualmente elogios e injúrias

quem é breve na fala

satisfeito com tudo o que sucede

que não está apegado ao lar

determinado nas suas decisões

e cheio de amor

 

é querido por mim

 

na verdade

todos aqueles que partilham

esta sabedoria doadora de vida

que estão cheios de fé

e para quem eu sou a meta suprema

são queridos por mim acima de tudo e de todos

 

 

 

revelar-te-ei ardjuna o que deve ser conhecido

e o que depois de ser conhecido

conduz à imortalidade

 

isto é

        o brahman supremo

        que não tem princípio

        e que está para além

        dos limites da existência e inexistência

        de tudo o que existe

 

habita no mundo abraçando tudo

está fora e dentro

de todos os seres

 

permanecendo em tranquilidade

mas ao mesmo tempo sendo activo

 

        quem vê o senhor supremo

        como o imperecível no perecível

        e como aquele igualmente presente

        em todos os seres

        vê verdadeiramente aquele

        que realmente o vê

 

presente em toda a parte

já não pode desviar-se

do verdadeiro caminho

 

 

          agora vou ensinar-te ardjuna

          aquele conhecimento superior

          através do qual todos os sábios

          alcançaram a perfeição mais alta

 

para mim o ventre

é o grande brahman

 

nele eu implanto a semente

e dali nascem todos os seres

 

o fruto da acção virtuosa

é harmonioso e puro

 

por outro lado o fruto

da paixão é o sofrimento

 

o fruto da ignorância

é o vagabundear na escuridão

 

 

 

aqueles

          que se libertaram do orgulho

          que se libertaram da ignorância

          que venceram o mal dos apegos

          que compreenderam a natureza do eterno

          que refrearam a paixão sexual

          que se libertaram dos pares

dos opostos conhecidos

como alegria e sofrimento

 

tais seres caminham com segurança

pelo caminho firme

 

 

 

os yogis que têm uma aspiração correcta

conhecem não apenas a alma

mas também o atman neles próprios

 

pelo contrário os insensatos não encontram o atman

 

eu permaneço nos corações de todos

 

 

     em mim nasce o conhecimento

     a memória e o esquecimento

 

     sou aquele que deve

     ser conhecido nos vedas

 

     sou na verdade o possuidor do

     conhecimento completo

 

sou também o criador do vedanta

 

 

 

a intrepidez

a pureza da vida

a diligência no yoga da sabedoria

a generosidade

o autodomínio

o espírito de sacrifício

o estudo das escrituras sagradas

a prática espiritual

a simplicidade

a não-violência

a honestidade

a ausência de irascibilidade

o desapego

o espírito de paz

a ausência de astúcia

a compaixão pelos seres vivos

a ausência de cobiça

a suavidade

a modéstia

a ausência de agitação

a coragem

o perdão absoluto

o vigor

a sinceridade

a ausência de inveja

e orgulho

a humildade

 

são estas as qualidades

que une em si próprio aquele

que possui a natureza divina

 

 

      a falsidade

      a arrogância

      o orgulho

      a irascibilidade

      a grosseria

      a ignorância

      pertencem àquele que possui qualidades demoníacas

 

as qualidades divinas

levam à libertação

enquanto que as demoníacas

conduzem à escravidão

 

 

as criaturas demoníacas

não conhecem o poder verdadeiro

                                               nem a abstinência

                                               nem a pureza

                                               nem a probidade

                                               nem a verdade

             e dizem

 

o mundo

            não tem verdade

            não tem significado

            não tem deus

           

             não surgiu para o grande propósito

 

surgiu tão-somente devido à paixão sexual

 

entregando-se a desejos terrenos

         desejos sempre insaciáveis

              que levam à destruição

 

orgulhosos e arrogantes

apegados ao transitório

 

confiantes e seguros

de que isso

é tudo o que há

 

                       abandonando-se

          a elucubrações perniciosas

                      tendo como meta

      a satisfação dos seus desejos

 

pensam

 

isto é tudo o que há

não há nada mais

 

atados por centenas

de grilhões de expectativas

 

entregando-se à luxúria e à ira

 

aumentam as suas riquezas com meios injustos

para satisfazer os prazeres sensuais

 

e dizem

 

hoje alcancei este propósito

amanhã alcançarei o outro

 

esta riqueza já é minha

a outra será minha no futuro

 

caindo nestas condições

                                 cobrindo-se de ignorância

vida após vida

                    sem que me procurem

eles descem

                 até ao fundo dos infernos

 

três são as portas do inferno

onde o ser humano perece

a paixão sexual      a ira e a cobiça

 

há que renunciar às três

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

qual é o estado daqueles

que estão cheios de fé

mas ignoram as regras prescritas

pelas sagradas escrituras

 

 

krishna disse

 

a fé de uma pessoa encarnada

pode ser de três tipos

sáttvica      rajásica      tamásica

 

escuta sobre os três tipos ardjuna

 

     a fé de cada um corresponde

     à sua essência

     e cada um corresponde à sua fé

 

como é a sua fé

assim é o ser humano

 

 

as pessoas sáttvicas confiam no divino

as rajásicas nos seres de natureza demoníaca

e as tamásicas nos mortos e nos espíritos inferiores

 

 

a homenagem

rendida ao divino

aos brâmanes      aos mestres      aos sábios

a pureza      a simplicidade      a temperança e a não-violência

 

constituem o ascetismo do corpo

 

a fala que

não causa desgosto

que é honesta agradável

proveitosa como a repetição dos textos sagrados

 

constitui o ascetismo da palavra

 

          a claridade do pensamento

          a humildade

          a brevidade da fala

          o controlo dos pensamentos

          a atitude amigável para com todos

          a naturalidade da vida

 

constituem o ascetismo da mente

 

 

quando este ascetismo triplo

é realizado por pessoas equilibradas

que estão cheias de uma fé profunda

e que não têm nenhuma expectativa de recompensa

 

é considerado como sáttvico

 

o ascetismo que se realiza para conseguir o respeito

a honra ou a glória

assim como aquele que se realiza com orgulho

 

é considerado como rajásico

 

        que é instável e precário por natureza

 

o ascetismo realizado sob a influência da ignorância

com a tortura de si próprio

ou com o propósito de destruir o outro

 

é considerado como tamásico

 

 

aquilo que se realiza sem fé

seja um sacrifício

seja a caridade

ou qualquer outra coisa

é asat

isto é

nada

tanto aqui

como depois da morte

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

eu quero saber

ó poderoso

sobre a essência

do estilo de vida

de renúncia

e sobre a renúncia

 

 

krishna disse

 

      o abandono da actividade

      originada pelos desejos pessoais

      é chamado pelos sábios

 

de vida de renúncia

 

a actividade sem apego

e ganância pessoal

 

chama-se renúncia

 

escuta as minhas conclusões sobre a renúncia

a renúncia pode ser de três tipos

 

          o espírito de sacrifício

          a caridade

          os actos de autodomínio

          não devem ser abandonados

 

          antes pelo contrário

          quando praticados

          purificam uma criatura racional

 

estas acções

devem realizar-se

sem nenhum apego

à própria actividade

 

sem nenhuma expectativa de recompensa

 

 

o que renuncia

cheio de harmonia

pureza razoável

livre de dúvidas

não tem aversão

 

nem para com uma acção desagradável

nem tão-pouco tem apego a uma acção agradável

 

em verdade

   uma pessoa encarnada

      não pode renunciar

         completamente às acções

 

só quem renuncia

ao ganho pessoal

renuncia realmente

 

para uma pessoa

   que não renunciou

      os frutos de uma acção

         podem ser bons

             maus e intermediários

 

para um sannyasin não há frutos

 

 

 

     aquele que

     como uma consciência

     é livre e omnipresente

     que conheceu o atman

     e que não tem desejos terrenos

        alcança a perfeição superior

 

   alcança a libertação

      de todos os grilhões

          do seu destino através

             do caminho da renúncia

 

 

 

escuta de mim ardjuna

      em poucas palavras

            sobre como alcança brahman

                  que é o estado mais alto de sabedoria

                        aquele que está em processo

                              de alcançar a perfeição

 

aquele

         que é uma consciência completamente purificada

         que se superou através da firmeza

         que se desapegou de tudo o que é exterior

         que se livrou da paixão e da hostilidade

         que vive retirado

         que é abstinente

         que dominou a sua fala

         que dominou o seu corpo

         que dominou a sua mente

         que permanece todo o tempo em meditação

         que se mantém impassível

         que renunciou ao egoísmo

         que renunciou à violência

         que renunciou à arrogância

         que renunciou à paixão sexual

         que renunciou à raiva

         que renunciou à cobiça

         que está cheio de altruísmo e paz

 

tal homem merece transformar-se em brahman

 

 

tendo alcançado a eternidade

na união com brahman

tal praticante enche-se

do mais alto amor por mim

 

   através do amor          esta pessoa

   conhece-me                na minha essência

 

                 quem sou e como

                 sou na realidade

 

tendo-me conhecido desta maneira

na minha essência mais profunda

submerge-se no meu ser

 

tal praticante

cumpre todos os deveres

mas adorando-me

com o meu auxílio

alcança a morada

eterna e indestrutível

 

 

 

renunciando

                 mentalmente

                                   a todas as acções pessoais

tendo-te unido comigo

                                   com a consciência

e percepcionando-me

                                   como teu refúgio

pensa em mim constantemente

 

pensando em mim

superarás com o meu auxílio

todos os obstáculos

 

procura o refúgio

em brahman

com todo o teu ser

 

pela sua graça

alcançarás a paz suprema

e a morada imperecível

 

assim te revelei

a sabedoria mais secreta

que o próprio segredo

ardjuna

 

medita profundamente nela

e depois procede como entenderes

 

 

          escuta de mim

          de novo a minha palavra

 

és amado por mim

e por isso

recebe de mim este bem

 

pensa sempre em mim

ama-me

sacrifica-te por mim

procura refúgio apenas em mim

e chegarás até mim

 

amo-te

e

confio em ti

 

     depois de abandonar

     todos os outros caminhos

     vem somente até mim

     para tua salvação

 

não te atormentes

libertar-te-ei

de todos os grilhões

 

ardjuna

será que escutaste tudo isto

com atenção e sem distracções

 

será que está eliminado o teu erro

nascido da ignorância

 

 

***

 

 

ardjuna disse

 

a minha ilusão

                    desvaneceu-se

                                         por via da tua graça

 

alcancei o conhecimento

                                         estou firme

 

 

as minhas dúvidas

dissiparam-se

 

 

***


Versão livre do Baghavad Guitá

 

***



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