ANTIPOESIA

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quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A JÓIA DA SABEDORIA I

 

A SHANKARACHARYA

 

 

****

 

 

é difícil para qualquer criatura viva

nascer em forma humana

 

difícil é obter

                  a energia do corpo

                  a vontade

                  a pureza

                  o desejo de deus

                  a compreensão das escrituras

                  o ensinamento de um iluminado

 

difícil é

          o discernimento

          entre o atman

          e o não-atman

 

               a percepção directa do atman

               a união contínua com brahman

               a libertação final

               só podem ser alcançadas

               através do merecimento de milhões

               de encarnações bem-vividas

 

 

os que conseguem obter o raro

nascimento humano

                             que não lutam pela libertação

                             são tolos suicidas

                             apegados às suas ilusões

nunca realizando o supremo bem

 

os homens

      podem recitar as escrituras

            oferecer sacrifícios aos deuses

                  podem realizar rituais e adorar as divindades

         mas enquanto não acordarem para o conhecimento

          da sua identidade com o atman

     jamais atingirão a libertação

 

nem mesmo

ao fim de muitos séculos

 

 

as escrituras declaram que a imortalidade não pode ser conquistada através do trabalho            nem da linhagem nem da riqueza

                      mas pela renúncia

 

o trabalho

não nos pode conduzir

à libertação

 

 

que o sábio renuncie à busca do prazer

nas coisas exteriores

e lute arduamente pela libertação

 

que procure um mestre excelente

de alma elevada      pura e justificada

e se absorva na verdade que lhe é ensinada

 

***

 

pela devoção

ascenderás à suprema

união com brahman

 

crescendo na tranquilidade

   praticando a contemplação do atman

      desenlaçando-se de todas as actividades do mundo

         esforçando-se por cortar os vínculos com os objectos

            purificando o coração pela acção recta

               apurando o discernimento

                  o homem terá a percepção da realidade

 

o discernimento correcto

revela-nos

a verdadeira natureza da corda

 

remove o medo da crença ilusória

de que a corda seja uma serpente

 

o conhecimento da realidade

só pode ser obtido através da meditação

sobre a doutrina correcta

 

não

por meio

             de abluções sagradas

             de esmolas

                             ou da prática

                                            de centenas

                                            de exercícios respiratórios

 

***

 

quem deseja conhecer o atman

a verdadeira realidade

pratique o discernimento

 

que a sua compaixão

seja tão vasta

como o oceano

 

munido de

               inteligência

               sabedoria

               compreensão

               discernimento

                                   entre o eterno e o não-eterno

                                   da renúncia aos frutos da acção

               tranquilidade

 

               sem desejos

               renunciando ao mundo

               aspirando à libertação

 

estará habilitado a obter

o conhecimento do atman

 

 

brahman é real

o universo é irreal

 

esta verdade

   procede do discernimento

      entre o eterno e o não-eterno

 

         a renúncia

            é o abandono

               de todos os prazeres dos sentidos

 

                  o abandono

                     de todos os objectos

                        do prazer passageiro

 

                        o abandono

                           do desejo de um corpo físico

                              e do corpo-espírito de um deus

 

dirigindo a mente para brahman

e só para brahman

faz com que se atinja a tranquilidade

 

      separar-se dos dois tipos

      de órgãos sensoriais

                             os da percepção

                             e os da acção

      das coisas objectivas

 

          deixando-os repousar

          nos seus respectivos centros

                  é autocontrolo

 

o equilíbrio mental

      consiste em não permitir

            que a mente reaja

                  aos estímulos externos

 

suportar todos os tipos

                   de aflição

                                sem revolta

                                sem queixa

                                sem lamento

                 é paciência

 

a fé

   é a convicção baseada

      na compreensão intelectual

         de que os ensinamentos das escrituras

            e de um mestre são verdadeiros

 

***

 

o anseio de libertação

                               é a determinação

                               que nos livra dos grilhões

                               forjados pela ignorância

 

libertos do sentimento do ego

libertos do corpo físico

compreendendo a nossa verdadeira natureza

 

se esse anseio

de libertação

estiver presente

num leve grau

aumentará

através

           da prática da renúncia

           da tranquilidade

 

se a renúncia

a tranquilidade

o desejo de libertação

forem débeis

tudo não passará de uma mera aparência

como uma miragem no deserto

 

 

entre os meios de libertação

a devoção é a suprema

 

devoção

             é quando nos empenhamos em

             conhecer a nossa verdadeira natureza

 

devoção é

a busca da realidade

do nosso atman

 

a devoção

é o caminho da libertação

em todos os tipos de escravidão

 

***

 

o mestre

             é versado nas escrituras

             puro

             liberto da luxúria

             perfeito conhecedor de brahman

 

o mestre mantém-se

continuamente

apoiado em brahman

 

é calmo

      como a chama cujo

            combustível vai sendo consumido

 

é um oceano de amor

      que não conhece

            causas subsequentes

 

amigo de todos aqueles

      que humildemente se

            deixam guiar pela sua doutrina

 

 

tu que ardes no incêndio da floresta que é o mundo

fogo que ninguém pode apagar

tu que vives no terror desta vida terrena

tu que estás imerso na miséria da vida material

tu a quem as acções do passado te impelem daqui para ali

e dali para aqui

tu que és arrastado por terríveis vendavais

vindos dos quatro quadrantes

dos quatro pontos cardeais

busca refúgio e o conhecimento de brahman nesse mestre

 

tu e ele juntos

salvar-te-ão da morte

 

 

existem almas puras

que alcançaram

a paz e a grandeza

 

trazem o bem à humanidade

                       como o ressurgir da primavera

 

também elas atravessaram

                       o terrível oceano deste mundo

 

agora

sem nenhum motivo egoísta

socorrem os outros na travessia

 

      é próprio dessas

      grandes almas

                             trabalhar voluntariamente

                             para aliviar as tribulações

                             dos seus semelhantes

 

                             tal como a lua refresca

                             a terra crestada

                             pelos ardentes raios de sol

 

 

a nau desses lábios

mergulhou na bem-aventurança de brahman

e impregnou-se da sua doçura

 

      derramai sobre mim

                                   como gotas de néctar

                                   as palavras de brahman

 

palavras que purificam

acalmam

agradáveis ao ouvido

 

 

bem-aventurado é aquele

sobre quem os olhos de brahman

repousam um instante que seja

 

 

   ao discípulo

                 que buscou a sua protecção

                 que é quem almeja a libertação

                 que cumpriu rigorosamente os seus deveres

   cujo coração se tornou tranquilo e que alcançou

   a serenidade da mente

 

             com compaixão

                                   o mestre

                                   homem santo

             começa a instruí-lo

             na verdade

             fazendo-o transpor

             o oceano da vida terrena

             alcançando a bem-aventurança

 

      revela-lhe o modo

            de transpor a corrente

                  aportando na outra margem

                            de atravessar o oceano do mundo

                                   sem se afogar na morte

 

***

 

      medita sobre

                         o significado da verdade

 

      com

           

            devoção

            união constante

                                   com deus

                                   através da oração

 

                   caminho para a libertação

                  libertação do cativeiro

                  destruição da ignorância

                  que conduz à iluminação

 

      havendo discernimento

                                       entre o atman

                                       e o não atman

      não haverá ignorância

acende-se a chama da iluminação

 

***

 

perguntas

 

o que é na realidade essa servidão

 

como é que ela começou

 

em que se enraíza

 

como é que o homem dela se liberta

 

o que é o não-atman

 

o que é o supremo atman

 

como é que os posso distinguir

 

 

            não há quem te consiga libertar

            da escravidão neste mundo atroz

            terás de ser tu

 

se sem mestre

que seja o teu coração

o teu mestre

 

se carregas um fardo aos ombros

outro pode auxiliar-te nesse sofrimento

 

se sofres

porque tens

                 fome

                 sede

                 dor

                 ansiedade

                 angústia

                 melancolia

                 depressão

 

                                  só tu

                                  te podes

                                  aliviar

 

se doente

          não te curarás se for o médico

                    a tomar o medicamento no teu lugar

 

        se buscas

        uma visão clara da realidade

        terás sempre de usar os teus olhos

        e o teu discernimento espiritual

não poderás usar os olhos

e o discernimento de outrem

 

        se estás

        amarrado aos desejos sensuais

        e aos frutos das tuas acções

só tu te podes desatar

 

nem

       pela prática do yoga

       da filosofia sankhya

       pelas boas obras

       pelo saber

atingirás a libertação

 

a libertação só pode ser

atingida pela compreensão

de que atman e brahman são um

 

não te deixes iludir

                        a erudição

                        o discurso convincente

                        a riqueza de vocabulário

                        a capacidade de interpretar as escrituras

não conduzem à libertação

 

o estudo das escrituras

será em vão

enquanto brahman

não tiver sido experienciado

 

depois que brahman

tenha sido vivenciado

é inútil ler as escrituras

 

 

quando um homem

                           foi mordido

                                           pela cobra da ignorância

só poderá ser curado

                           pela realização

                                                de brahman

 

para que servem

                        os vedas

                        as escrituras

                        os amuletos

                        as medalhas

                        as ervas medicinais

                        as palavras

                                       sem a realização de brahman

 

             para nada            para nada

 

      não se cura uma doença

                     pronunciando

        a palavra medicamento

 

é imperioso que se tome o remédio

 

                         a libertação

                       não se atinge

                  com a pronúncia

              da palavra brahman

 

brahman

tem de ser

experienciado

 

enquanto não permitirmos

      que este universo aparente

            desapareça da nossa consciência

                  enquanto não vivenciarmos brahman

 

como poderemos encontrar a libertação

 

        será que o podemos atingir

        pela simples pronúncia da palavra

 

não            o resultado é um infindável ruído

 

 

                                                                  enquanto não

tiver destruído

os seus inimigos

e tomado posse

do esplendor

das riquezas

do reino

o homem

não pode

tornar-se rei

 

dizendo simplesmente

eu sou um rei

 

um tesouro

enterrado

não pode

ser descoberto

pronunciando-se

a palavra       aparece

 

          é necessário observar

                  as pistas certas

                                        cavar

                                        remover as pedras

                                        e a terra

                                        que o ocultam

          e então dele

          tomar posse

 

      do mesmo modo

      a pura verdade do atman

      que está soterrada sob maya

      sob as consequências de maya

      só poderá ser alcançada

                                       pela meditação

                                       pela contemplação

                                       por outras disciplinas

que o conhecedor de brahman

pode ensinar

 

nunca por meio de argumentos subtis

 

***

                                  

dos passos

que conduzem à libertação

 

o primeiro

               é o completo desapego

               de todas as coisas não eternas

 

em seguida

               a prática da tranquilidade

               do autocontrolo

               da paciência

 

depois

               a completa renúncia

               das acções suscitadas

               pelo desejo pessoal egoísta

 

 

o discípulo deve ouvir

a verdade do atman

e reflectir a respeito dela

 

   meditar nela

      constante e ininterruptamente

            durante longo período de tempo

 

               para que possa alcançar o estado supremo

no qual a consciência do sujeito

e do objecto se dissolve

e só a infinita consciência

da unidade permanece

 

aí conhece

a bem-aventurança

do nirvana

enquanto

ainda vive

neste mundo

 

***

 

como poderás obter o discernimento

entre o que é atman e o não-atman

 

há o corpo material

suas partes

órgãos

e substâncias

 

o corpo

é a verdadeira raiz

da ilusão do eu e do meu

 

     os seres iludidos

     que estão

     enlaçados

     nos objectos

 

          que os experimentam

          pela corda possante do desejo

          tão difícil de romper

 

permanecem

sujeitos

ao nascimento e à morte

 

                são impelidos de lá para cá

                pelo seu próprio karma

                lei que é inabalável

 

o cervo      o elefante      a mariposa      o peixe      a abelha

          cada um destes animais

          caminha para a morte

          sob o encanto de apenas

          um dos cinco sentidos     

 

      qual não há-de ser o destino

      que aguarda o homem subordinado

      pela fascinação dos cinco sentidos

 

os objectos percebidos

   pelos sentidos

      são mais danosos

        do que o veneno da cobra

 

               o veneno só mata

      quando é introduzido no corpo

 

esses objectos arruínam-nos

pelo simples facto de serem vistos com os olhos

 

só o que se libertou

da terrível armadilha

do desejo

dos prazeres sensoriais

aos quais é tão difícil renunciar

poderá atingir a libertação

 

mais ninguém

ainda que seja um entendido

nos seis sistemas de filosofia

 

 

     os que dizem

     buscar a libertação

     mas não possuem

     o verdadeiro espírito de renúncia

     tentam ainda assim

     atravessar o oceano deste mundo

 

          o tubarão do desejo

          agarra-os pela garganta

          desvia-os do seu rumo

          acabando por se

          afogar a meio do caminho

 

                o que destruiu o tubarão

                do desejo sensitivo

                com a espada da impassibilidade

                atravessa o oceano deste mundo

                sem se deparar

                com nenhum obstáculo

 

o homem iludido

que caminha

pela terrível vereda

do desejo sensorial

aproxima-se a cada passo

da sua ruína

 

o que trilha o caminho

indicado pelo seu mestre

e pelo seu próprio discernimento

colhe o fruto supremo

do conhecimento de brahman

 

 

     se almejas

        libertar-te

           mantém

              os objectos

                              do gozo sensitivo

                              à distância

     como farias

     com um veneno letal

 

        continua a beber

        com deleite

        como um néctar

        as virtudes

                       do contentamento

                       da compaixão

                       do perdão

                       da sinceridade

                       da serenidade

                       do autocontrolo

 

 

     o homem deve estar

     ininterruptamente

     dedicado à libertação

     da servidão da ignorância

 

          o que negligencia esse dever

          e está apaixonadamente empenhado

          em alimentar os desejos do corpo

          comete um suicídio

 

o corpo é apenas

um veículo de experiência

para o espírito humano

 

o que procura encontrar o atman

alimentando os desejos do corpo

               está a tentar atravessar um rio

               agarrado a um crocodilo

               confundindo-o com uma tábua

 

      o apego ao corpo

      aos objectos

      e às pessoas

      é fatal para aquele

      que busca a libertação

 

quem superou completamente o apego

está pronto

para alcançar o estado de libertação

 

destrói o apego

                       ao corpo

                       à esposa

                       aos filhos

                       aos outros

 

os iluminados que o superam

entram na suprema morada de vishnu

que é aquele que tudo impregna

 

o corpo que é feito

                           de pele

                           carne

                           sangue

                           artérias

                           veias

                           gordura

                           tutano

                           ossos

                                   está cheio de matéria residual

                                   de imundície

                                   e merece o nosso desprezo

 

        este corpo físico

        é composto por elementos materiais

        nasceu através do karma de uma vida anterior

        é o veículo da experiência para o atman

 

quando percepcionamos o universo

isso é conhecido como

o estado de vigília da consciência

 

   no estado de vigília da consciência

   o homem encontra a sua plena actividade no corpo

   e nesse estado identifica-se com o seu corpo

   embora esteja efectivamente separado dele

 

         por meio dos sentidos externos

         usufrui os objectos materiais

                                                 como grinaldas

                                                 perfumes

                                                 jogos

                                                 mulheres

                                                 e outros

que lhe proporcionam prazer

 

o corpo material

está votado

ao nascimento

à infância

à juventude

à dor

à doença

ao declínio

à morte

 

os seus

órgãos

de percepção

são

                      os ouvidos

                      a pele

                      os olhos

                      o nariz

                      a língua

por intermédio dos quais conhecemos os objectos

 

os seus

órgãos

de acção

são

                      os vocais

                      as mãos

                      as pernas

                      os de excreção

                      os de reprodução

que nos envolvem na acção

 

o órgão mental

compreende

                      a mente

                      o intelecto

                      a natureza emocional

 

      distinguem-se

      pelas suas diferentes funções

 

         a função da mente

         é examinar os vários aspectos de um objecto

 

         a função do intelecto

         é determinar a verdadeira natureza do objecto

 

o ego

         é a autoconsciência que surge

         quando o órgão mental

         se identifica com o corpo

 

a tendência da natureza emocional

é atrair-nos para aquilo que é agradável

 

 

o estado de sonho

pertence ao corpo subtil

                                 durante os sonhos

                                 cria a sua própria matéria

                                 brilha com a sua própria luz

 

o órgão mental

                      é um depósito

                      das impressões deixadas

                      pelos desejos

                      que experimentamos

                      no estado de vigília

 

     nos sonhos

     o órgão mental identifica-se

     com a consciência do ego

     e depende dessas impressões residuais

 

          no entanto o atman

          permanece como sempre

          na sua própria consciência auto-iluminada

 

               o atman tudo testemunha

               mas não se deixa contaminar

               pelas experiências oníricas

               mantendo-se eternamente

               livre e indemne

 

***

 

o homem

passa pelos

três estados de consciência

                                      a vigília

                                      o sonho

                                      o sono sem sonhos

 

quando os objectos

da experiência são agradáveis

                                          ele é feliz

 

quando são desagradáveis

                                          é infeliz

 

no sono sem sonhos

quando não há nenhum objecto de experiência

sente-se a alegria do atman

 

o que é confirmado pela nossa própria experiência

 

 

maya no seu aspecto virtual

é o poder divino de deus

 

não tem começo

está para além da percepção

 

não é nem um ser nem um não-ser

                            nem uma mistura de ambos

não é nem divisível nem indivisível

                            nem uma amálgama de ambos

não é nem um todo indivisível

                            nem uma soma de partes

nem uma mistura de ambos

a sua natureza é inexplicável

 

como a percepção

de que uma corda é uma corda

destrói a ilusão de que ela seja uma serpente

também  maya é destruída

pela experiência directa de brahman

o puro

o livre

o primeiro-sem-segundo

 

 

a pureza ilumina

                        o caminho da iluminação

revela o atman

                        tal como o sol revela o mundo objectivo

 

na pureza absoluta existe

                                   ausência de orgulho

                                   contentamento

                                   austeridade

                                   desejo de estudar as escrituras

                                   submissão a deus

                                   inocência

                                   verdade

                                   castidade

                                   ausência de cobiça

                                  

                                   devoção

                                   anseio de libertação

                                   aversão às coisas deste mundo

 

      serenidade

      percepção directa do atman

      paz absoluta

      júbilo

      alegria

      constante devoção ao atman

 

eterna beatitude

 

 

   no sono sem sonhos

   não há

   nenhum tipo de cognição

 

      porém a mente continua

      a existir na sua forma subtil

 

         a prova disso pode ser encontrada

         na experiência de todos os indivíduos

                                               quando acordam

 

a mente

ainda se recorda

e diz para si

                                        não me apercebi de nada

 

      o universo objectivo é maya

maya não é o atman

maya e os seus efeitos

é uma miragem no deserto

 

***

 

quem alcançar o atman

livre dos grilhões da ignorância

alcançará a libertação

 

 

há uma realidade que existe por si mesma

e que constitui o sustentáculo da nossa consciência do ego

que é a testemunha dos três estados da nossa consciência

vigília      sono com sonhos      sono sem sonhos

 

realidade que conhece os três estados da consciência

é o atman

o que tudo conhece

 

           o ser supremo

           distinto de maya

                                  consciência pura

                                  amor infinito

                                  sabedoria infinita

                                  permanente

                                  imutável

                                  indivisível

                                  livre do apego

                                  eterno conhecedor

                                  da vigília

                                  do sono

                                  do sono sem sonhos

o um-sem-um-segundo

que reside

no infinito coração do universo

 

puro e sereno

 

conhece o atman por ti mesmo

directamente no teu interior

reconhece-o como o eu real

 

serás bem-aventurado

 

     não vejas a serpente na corda

                         o ego produzido pelo atman

                         vela a verdadeira natureza do atman

 

come os frutos da árvore da vida

liberta-te das dores

                           do nascimento

                           da velhice

                           da doença

                           da morte

 

quando a ilusão e a ignorância

          forem removidas verás

 

o atman puro que é o deus

que habita no nosso íntimo

como infinita e autêntica bem-aventurança

o ente supremo e auto-iluminado

 

 

permanece sempre nele

na caverna do teu coração

atingirás a suprema iluminação

 

 

     este corpo

     é um envoltório físico

 

não pode ser o atman

que é a pureza eterna

o que existe por si

 

     o corpo não existia

     antes do nascimento

     não existirá depois da morte

     existe por um breve lapso de tempo

     no intervalo entre nascimento e morte

 

não pode ser o atman

que vivencia

todas as experiências

 

o atman

é o que tudo conhece

o que existe por si só

 

          só o ignorante

          se identifica

          com o corpo

 

o atman

é o verdadeiro ser

a única realidade suprema

 

     o tolo pensa

                      eu sou este corpo

 

o sensato pensa

                      eu sou uma alma individual

                      que está unida ao corpo

 

o sábio na grandeza

do seu conhecimento

e discernimento espiritual

vê o atman como a realidade

e pensa

eu sou brahman

eu sou brahman

 

 

quando o coração estiver livre da ignorância

não haverá nenhuma hipótese de renascimento

terás alcançado a imortalidade

 

 

     a mente

          com os órgãos da percepção

               forma o envoltório mental

                    produz a consciência do eu e do meu

                         permite-nos distinguir os objectos

 

a mente está repleta de ignorância

e a ignorância gera a servidão

do nascimento e da morte

 

     quando

                no conhecimento do atman

                o homem transcende a mente

                o universo fenomenal

                retira-se da sua consciência

 

quando

                o homem

                vive no domínio

                da ignorância mental

                o universo fenomenal

                tem existência

 

 

     no sonho

     a mente está desapercebida

     do universo objectivo

     mas cria pela sua própria faculdade

     um universo completo

     com sujeito e objecto

 

o estado de vigília

não passa

de um sonho prolongado

 

o universo fenomenal existe na mente

 

 

no sono sem sonhos

quando a mente está silente

não há nada que exista

 

esta é a nossa experiência universal

 

o nascimento e a morte

são uma criação quimérica da mente

não uma realidade

 

o vento acumula as nuvens

                                      o vento volta a espalhá-las

a mente cria a servidão

                                      a mente remove-a

 

a mente cria o apego às coisas do mundo

a mente pode libertar o homem da sua servidão

pelo discernimento pela paz e purificação

 

 

    confundir o atman com o não-atman

    é a causa da roda do nascimento e morte

    e do renascimento do homem

 

 

        procura a libertação

        arranca os desejos pela raiz

        pratica o desapego

        crê na realidade

        medita em brahman

 

                o envoltório mental

                que tem princípio e fim

                que está sujeito à mudança

                que é fonte de dor

                não pode ser o atman

 

 

o atman que é consciência pura

é a luz que brilha no santuário do coração

o centro de toda força vital

 

           não pode ser o intelecto

 

***

 

poderá o atman ser o eu individual

 

essa a maior das ilusões

 

o atman é eternamente livre

sem forma

e está para além de qualquer acção

          a sua identificação

          com os objectos

          é imaginária

          irreal

 

                 dizemos

                 o céu é azul

                 mas terá o céu qualquer cor

                 não

 

o atman é a testemunha

                                   que está para além

                                   de qualquer atributo

é compreendido

                                   como consciência pura

                                   infinita bem-aventurança

 

      confundi-lo com

      o eu individual

      é grande ignorância

 

               quando uma coisa

               que antes não existia

               começa a existir

                         isso implica

                         que ela era inexistente

                         desde sempre

 

        essa inexistência

        embora não tendo tido princípio

        cessa assim que tal coisa começa a existir

 

a ignorância

embora não tenha tido princípio

não é eterna

 

        o mesmo sucede

        com a aparência de um eu

 

aparência que se deve

a uma falsa identificação do atman

com o corpo

com a mente

com o intelecto

 

a falsa identificação

resulta da ignorância

 

o homem deve praticar

o discernimento entre o atman

e o eu individual

 

      o atman cintila

      quando se lhe extraem

      as impurezas

 

o intelecto não pode ser o atman

porquanto

              está sujeito a mudanças

              é finito

              é um objecto da experiência

              é transitório

 

o não-eterno

não pode ser

o eterno atman

 

 

a bem-aventurança

é-nos revelada

no estado de sono profundo

 

é parcialmente revelada

nos estados de vigília e de sonho

quando um objecto dos nossos desejos

está a ser desfrutado

 

a bem-aventurança não pode ser o atman

porquanto

              é limitada

              é um efeito de maya

              é experimentada

                                     como resultado de boas acções

 

o atman

            brilha por si mesmo

            é a testemunha

            dos três estados de consciência

            vigília    sonho e sono profundo

            é existência imutável

            é consciência pura

            eternamente bem-aventurado

            é o que habita no interior do coração

 

***

 

poderá haver uma existência

que seja una com brahman

quando nada do que vimos é o atman

 

há uma realidade que alcança a consciência

que atinge o próprio vazio

 

o atman é a sua própria testemunha

que está consciente de si mesmo

o atman não é outro senão brahman

 

****

 

o atman

é consciência pura

que se manifesta subjacente

aos estados de vigília

de sonho

de sono sem sonhos

ou sono profundo

 

é experimentado interiormente

como consciência permanente

a consciência de que eu sou eu

 

é a testemunha imutável

que experimenta o ego

o intelecto

e todo o resto

com as suas várias formas

 

é compreendido

no íntimo do nosso coração

como existência

conhecimento

e suprema bem-aventurança

 

realiza esse atman no santuário

do teu próprio coração

e passarás para além da morte

 

o atman é brahman

o um-sem-segundo

 

o atman é uno com brahman

tal é a verdade suprema

 

só brahman é real

nada existe senão ele

 

****

 

 

 

***

 

Versão livre de Viveka-Chuda-Mani

 

***

 

 

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