ANTIPOESIA

ANTIPOESIA
ANTIPOESIA

quarta-feira, 2 de março de 2016

FOTOPOESIA - POESIA ERÓTICA E SATÍRICA



Poemas feitos com recurso a fotografias, pinturas, esculturas e desenhos, recolhidos sem qualquer preocupação sistemática, em dois livrinhos.




Talvez um “divertimento” pessoal, que nalgumas interpretações assume alguma seriedade, apesar de se tratar de uma temática controversa.
Mas a poesia tudo permite, mesmo que sejam violadas as suas regras costumeiras. 


***



Por vezes uma criação quase instintiva, como nos poemas infra, apesar do conteúdo dos documentos supra aconselhar a sua leitura apenas por adultos.




                                                                      Bouguerau




verde é teu manto
verde o mar dos amantes
verde em que te escondes

verde a cor de teus olhos
verde o tição do amor
verde a feição da traição

verde te visto
verde te alcanço
verde te dispo

verde tudo o que vejo
verde o que em ti amo
verde o amor que beijo

verde partes
verde te desenho
verde te sonho

verde vivo
verde padeço
verde morro


verde te escrevo




***










à Florbela Espanca


chove
é outono
os campos tingem-se de canela

uma fotografia
antiga
a sépia do tempo
a dela

nunca te vi
não te conheci
apenas o que escreveste
ávido li

e voltei a ler
- quantas vezes te reli -
e a cada nova leitura
no medo da noite profunda e escura
adormeci em tua alma rubra
com vívida fotografia
a meu lado deitada

nasci
não recordo

tu morreste
antes de eu ser gente

agora
olho-te
a face branca
olhar penetrante
o colar pendente
fina mão 
em macia invocação
súplica
de coração em chamas
lábios doados
à paixão
em vida ausente

como te quero
alma que meu peito encerra
em túmulo eterno
diz-me de tua voz
que o amor vivo
que ofereces
tão real tão ardente
a mim me pertence

como te quis como te quero

nos dias em que a dor me fustiga
sinto a tua presença
e almejo amada
um amor divino
tão forte como a própria morte
e se porventura acharem 
que louco estou
de irremediável loucura
direi –
sim estou
louco de te amar
louco de amor

olho-te com ternura
vivo em ti dentro de mim
apaixonadamente

e se alguém
alguma vez disser
que se não pode
que é impossível
amar assim tão perdidamente
morta que se não conhece
mente certamente
e se não mente
é porque nada sente






www.homeoesp.org


Sem comentários:

Enviar um comentário